sábado, 20 de dezembro de 2014

HOJE É DOMINGO, 21 DE DEZEMBRO DE 2014: TEMA DO DIA IV DOMINGO DO ADVENTO: O ANJO GABRIEL FOI ENVIADO POR DEUS A UMA CIDADE DA GALILÉIA, CHAMADA NAZARÉ, A UMA VIRGEM, PROMETIDA EM CASAMENTO A UM HOMEM CHAMADO JOSÉ. EIS QUE CONCEBERÁS E DARÁS À LUZ UM FILHO.

INVOCAÇÕES: Espírito de Cristo santificai-me. Coração de Cristo vivificai-me. Corpo de Cristo salvai-me. Sangue de Cristo inebriai-me. Água do lado de Cristo lavai-me. Paixão de Cristo confortai-me. Ó bom Jesus ouvi-me. Nas VOSSAS chagas, escondei-me. Não permitais que me separe de vós. Do inimigo maligno defendei-me. Na hora da minha morte, chamai-me.  E mandai-me, ir para vós, Para que vos louve com vossos Santos. Por todos os séculos dos séculos. Amem.

Hoje é domingo, 21 de dezembro de 2014

Tema do Dia

O anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré, a uma virgem, prometida em casamento a um homem chamado José. Eis que conceberás e darás à luz um filho.

Ó Deus, que este sacramento da caridade nos inflame em vosso amor, e sempre voltado para o vosso Filho, aprendamos a reconhecê-lo em cada irmão. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amem!

IV DOMINGO DO ADVENTO
(roxo – oficio do dia)

Primeira Leitura:
Leio cuidadosamente a Palavra de Deus indicada pela Igreja,
que me ajudará a viver como verdadeiro cristão.

Leitura do Segundo Livro de Samuel. 1 O rei Davi foi morar no seu palácio e o Senhor o livrou de todos os inimigos ao redor. 2 Então ele disse ao profeta Natã: «Veja! Eu moro em palácio de cedro, enquanto a arca de Deus mora numa tenda!» 3 Natã respondeu ao rei: «Vá e faça tudo o que está pensando, porque o Senhor está com você». 4 Nessa mesma noite, porém, a palavra do Senhor foi dirigida a Natã: 5 «Vá dizer ao meu servo Davi: Assim diz o Senhor: Você quer construir uma casa para eu morar? 8 Eu tirei você do pastoreio, onde você cuidava das ovelhas, para fazê-lo chefe do meu povo Israel. 9 Estive com você em toda parte por onde você andava, e destruí na sua frente todos os seus inimigos. E eu darei a você um grande nome, como o nome dos grandes da terra. 10 Fixarei um lugar para o meu povo Israel, eu o firmarei, para que habite no seu lugar próprio. E assim ele não precisará mais andar errante. Os perversos não continuarão a oprimi-lo como antes, 11 como acontece desde o dia em que estabeleci juízes sobre o meu povo Israel. Eu livrarei você de todos os seus inimigos. O Senhor informa que vai fundar uma dinastia para você. 12 E quando esgotar seus dias e você repousar junto a seus antepassados, eu exaltarei a sua descendência depois de você, aquele que vai sair de você. E firmarei a realeza dele. 14 Serei para ele um pai e ele será um filho para mim. “16 A dinastia e a realeza dele permanecerão firmes para sempre diante de mim; e o seu trono será sólido para sempre». – Palavra do Senhor. Graças a Deus!
Samuel 7, 1 – 5. 8b – 12. 14a.16

Meu encontro com Deus
Minha expressão de louvor e gratidão ao Pai pelo dia de hoje.

Salmo Responsorial: 88(89), 2 – 3. 4 – 5. 27 e 29 (R.2a)
REFRÃO: Ao Senhor, eu cantarei eternamente o vosso amor!

1.  Ao Senhor, eu cantarei eternamente o vosso amor, de geração em geração eu cantarei vossa verdade! Porque dissestes: O amor é garantido para sempre! E a vossa lealdade é tão firme como os céus. - R.

2. Eu firmei uma Aliança com meu servo, meu eleito, e eu fiz um juramento a Davi, meu servido Para sempre, no teu trono, firmarei tua linhagem, de geração em geração garantirei o teu reinado! - R.

3. Ele, então, me invocará: Ó Senhor, vós sois meu Pai, sois meu Deus, sois meu Rochedo onde encontro a salvação! Guardarei eternamente para ele a minha graça e com ele firmarei minha Aliança indissolúvel. - R.

Penso na existência de Deus, um Deus de amor, sempre aqui, presente. Em profundo silêncio interior, coloco-me na presença de Deus e deixo-me ser conduzido neste momento diário de oração.

Hoje eu vou experimentar e viver o entendimento em minha vida!

Ó Espírito Santo, concedei-me o dom do Entendimento, para que, iluminado pela luz celeste da Vossa graça, bem entenda as sublimes verdades da salvação e da doutrina na Santa Religião.

Segunda Leitura:
Leio cuidadosamente a Palavra de Deus indicada pela Igreja,
que me ajudará a viver como verdadeiro cristão.
 
Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos – Irmãos. 25 Seja dada glória a Deus, que tem o poder de conservar vocês firmes, de acordo com o meu Evangelho e a mensagem de Jesus Cristo. Essa é a revelação de um mistério que estava envolvido no silêncio desde os tempos eternos. 26 Agora, esse mistério foi manifestado pelos escritos proféticos e por disposição do Deus eterno, e foi anunciado a todos os pagãos, para conduzi-los à obediência da fé. 27 A Deus, o único sábio, por meio de Jesus Cristo, seja dada a glória para sempre. Amém! – Palavra do Senhor. Graças a Deus!
Romanos 16, 25 – 27

Pela verdadeira fé que nos foi revelada, tornamo-nos verdadeiramente livres e herdeiros da promessa; por isso, não há motivo para desunião entre nós.

O evangelho do Dia
Quero estar atento e ouvir o que Deus tem a dizer através do evangelho
 
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas – Naquele tempo, 26 No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galiléia chamada Nazaré. 27 Foi a uma virgem, prometida em casamento a um homem chamado José, que era descendente de Davi. E o nome da virgem era Maria. 28 O anjo entrou onde ela estava, e disse: «Alegre-se, cheia de graça! O Senhor está com você!» 29 Ouvindo isso, Maria ficou preocupada, e perguntava a si mesma o que a saudação queria dizer. 30 O anjo disse: «Não tenha medo, Maria, porque você encontrou graça diante de Deus. 31 Eis que você vai ficar grávida, terá um filho, e dará a ele o nome de Jesus. 32 Ele será grande, e será chamado Filho do Altíssimo. E o Senhor dará a ele o trono de seu pai Davi, 33 e ele reinará para sempre sobre os descendentes de Jacó. “E o seu reino não terá fim.» 34 Maria perguntou ao anjo: «Como vai acontecer isso, se não vivo com nenhum homem?» 35 O anjo respondeu: «O Espírito Santo virá sobre você, e o poder do Altíssimo a cobrirá com sua sombra. Por isso, o Santo que vai nascer de você será chamado Filho de Deus. 36 Olhe a sua parenta Isabel: apesar da sua velhice, ela concebeu um filho. Aquela que era considerada estéril, já faz seis meses que está grávida. “37 Para Deus nada é impossível.» 38 Maria disse: «Eis a escrava do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra.» E o anjo a deixou. – PALAVRA DA SALVAÇÃO! GLÓRIA A VOZ “SENHOR»
São Lucas 1, 26 – 38

No silêncio do meu coração, o que Deus quer me dizer? Escuto, medito e permaneço inspirado (a) por sua mensagem ao longo deste dia

"Reflexão da Palavra"
O anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré, a uma virgem, prometida em casamento a um homem chamado José. Eis que conceberás e darás à luz um filho. Pense Nisso?
No evangelho o anjo anuncia a Maria o nascimento de Jesus e assim ela se converte na primeira discípula e evangelizadora: escuta a palavra de Deus, é capaz de reconhecer que a ação de Deus passa pelos menores e humildes. Maria era uma mulher jovem e pobre de um pequeno povoado situado ao norte do país. Ela recebe o anúncio do anjo, que a surpreende, mas sabe reconhecer a ação de Deus no anúncio. Ela o confirma e diz sim a Deus. Diferentemente de Zacarias, o sinal que Maria pede da parte de Deus não se relaciona à incredulidade, mas à necessidade de colocar em prática as palavras do anjo.
O evangelista Lucas coloca na seqüência o anúncio a Zacarias e o anúncio a Maria para ressaltar que a ação de Deus se manifesta fora do Templo, fora do lugar sagrado, em meio aos pobres e abandonados, como o é Maria, triplamente excluída: por ser mulher, por ser pobre e por ser jovem. E é nesse lugar de pobreza e exclusão onde o projeto de Deus para a humanidade vai frutificar, por meio do sim consciente de Maria e de todos os que se identificam com ela. A criança que nascerá de Maria será o Salvador, o Messias, um “Filho de Deus”, que se faz humano na pessoa de Jesus para que, sendo como ele, os seres humanos sejamos semelhantes a Deus. Porém, não o faz contra a vontade dos homens. Maria, com seu “sim” ao projeto de Deus, introduz Jesus na história, fazendo-se homem pobre e crente.
Advento é tempo de preparação, de espera da festa da Natividade, da manifestação do Messias. Participar desta festa é assumir a mesma dinâmica de Maria que diz sim a Deus e a mesma atitude de Deus que se faz pobre para nossa salvação na pessoa de Jesus de Nazaré.

Oração: Pai Santo faça nos discípulos missionários, infunde em nós o dom da liberdade. Que tenhamos a santa ousadia de vencer preconceitos e superar discriminações. Que sejamos perseverantes no seguimento de Jesus, nosso Irmão, o mais livre entre Teus Filhos, que contigo reina na unidade do Espírito Santo. Amem.


Repouse ó Santo Espírito em minha alma,
e conduze-me com o fogo do vosso amor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário