quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

HOJE É QUINTA-FEIRA, 25 DE DEZEMBRO DE 2014: TEMA DO DIA NATAL DO SENHOR: HOJE, NA CIDADE DE DAVI, NASCEU PARA VOCÊS UM SALVADOR, QUE É O MESSIAS, O SENHOR. ISTO LHES SERVIRÁ DE SINAL:

INVOCAÇÕES: Espírito de Cristo santificai-me. Coração de Cristo vivificai-me. Corpo de Cristo salvai-me. Sangue de Cristo inebriai-me. Água do lado de Cristo lavai-me. Paixão de Cristo confortai-me. Ó bom Jesus ouvi-me. Nas VOSSAS chagas, escondei-me. Não permitais que me separe de vós. Do inimigo maligno defendei-me. Na hora da minha morte, chamai-me.  E mandai-me, ir para vós, Para que vos louve com vossos Santos. Por todos os séculos dos séculos. Amem.

Hoje é quinta-feira, 25 de dezembro de 2014

Tema do Dia

Hoje, na cidade de Davi, nasceu para vocês um Salvador, que é o Messias, o Senhor. Isto lhes servirá de sinal!

Ó Deus, que este sacramento da caridade nos inflame em vosso amor, e sempre voltado para o vosso Filho, aprendamos a reconhecê-lo em cada irmão. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amem!

Natal do Senhor – Missa da noite Natal

Primeira Leitura:
Leio cuidadosamente a Palavra de Deus indicada pela Igreja,
que me ajudará a viver como verdadeiro cristão.

Leitura do Livro do Profeta Isaías. 1 O povo que andava nas trevas viu uma grande luz, e uma luz brilhou para os que habitavam um país tenebroso. 2 Multiplicaste o povo, aumentaste o seu prazer. Vão alegrar-se diante de ti, como na alegria da colheita, como no prazer dos que repartem despojos de guerra. 3 Porque, como no dia de Madiã, quebraste a canga de suas cargas, a vara que batia em suas costas e o bastão do capataz de trabalhos forçados. 4 Porque toda bota que pisa com barulho e toda capa empapada de sangue serão queimadas, devoradas pelas chamas. 5 Porque nasceu para nós um menino, um filho nos foi dado: sobre o seu ombro está o manto real, e ele se chama «Conselheiro Maravilhoso», «Deus Forte», «Pai para sempre», «Príncipe da Paz». 6 Grande será o seu domínio, e a paz não terá fim sobre o trono de Davi e seu reino, firmado e reforçado com o direito e a justiça, desde agora e para sempre. O zelo do Senhor é dos exércitos é quem realizará isso. – Palavra do Senhor. Graças a Deus.
Isaías 9, 1 – 6

Meu encontro com Deus
Minha expressão de louvor e gratidão ao Pai pelo dia de hoje.

Salmo Responsorial: 95(96), 1 – 2a. 2b – 3. 11 – 12. 13 (R. Lc 2,11)
REFRÃO: Hoje nasceu para nós o Salvador, que é Cristo o Senhor.

1. Cantai ao Senhor Deus um canto novo, cantai ao Senhor Deus, ó terra inteira! Cantai e bendizei seu santo nome! -R.

2. Dia após dia anunciai sua salvação, manifestai a sua glória entre as nações, e entre os povos do universo seus prodígios! -R.

3. O céu se rejubile e exulte a terra, aplauda o mar com o que vive em suas águas; os campos com seus frutos rejubilem e exultem as florestas e as matas -R.

4. Na presença do Senhor, pois ele vem, porque vem para julgar a terra inteira. Governará o mundo todo com justiça, e os povos julgará com lealdade. -R.

Penso na existência de Deus, um Deus de amor, sempre aqui, presente. Em profundo silêncio interior, coloco-me na presença de Deus e deixo-me ser conduzido neste momento diário de oração.

Hoje eu vou experimentar e viver a ciência em minha vida!

Ó Espírito Santo, concedei-me o dom da Ciência, para que conheça cada vez mais minha própria miséria e fraqueza, a beleza da virtude, o valor inestimável da alma e ver claramente a sua luz, que me indicará o caminho a seguir.

Segunda Leitura:
Leio cuidadosamente a Palavra de Deus indicada pela Igreja,
que me ajudará a viver como verdadeiro cristão.
 
Leitura da Carta de São Paulo – Caríssimo: 11 A graça de Deus se manifestou para a salvação de todos os homens. 12 Essa graça nos ensina a abandonar a impiedade e as paixões mundanas, para vivermos neste mundo com autodomínio, justiça e piedade, 13 aguardando a bendita esperança, isto é, a manifestação da glória de Jesus Cristo, nosso grande Deus e Salvador. 14 Ele se entregou a si mesmo por nós, para nos resgatar de toda iniqüidade e para purificar um povo que lhe pertence, e que seja zeloso nas boas obras. –Palavra do Senhor.
Paulo a Tito 2, 11 – 14

Pela verdadeira fé que nos foi revelada, tornamo-nos verdadeiramente livres e herdeiros da promessa; por isso, não há motivo para desunião entre nós.

O evangelho do Dia
Quero estar atento e ouvir o que Deus tem a dizer através do evangelho

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo São Lucas 1 Naqueles dias, o imperador Augusto publicou um decreto, ordenando o recenseamento em todo o império. 2 Esse primeiro recenseamento foi feito quando Quirino era governador da Síria. 3 Todos iam registrar-se, cada um na sua cidade natal. 4 José era da família e descendência de Davi. Subiu da cidade de Nazaré, na Galiléia, até à cidade de Davi, chamada Belém, na Judéia, 5 para registrar-se com Maria, sua esposa, que estava grávida. 6 Enquanto estavam em Belém, se completaram os dias para o parto, 7 e Maria deu à luz o seu filho primogênito. Ela o enfaixou, e o colocou na manjedoura, pois não havia lugar para eles dentro da casa. 8 Naquela região havia pastores, que passavam a noite nos campos, tomando conta do rebanho. 9 Um anjo do Senhor apareceu aos pastores; a glória do Senhor os envolveu em luz, e eles ficaram com muito medo. 10 Mas o anjo disse aos pastores: «Não tenham medo! Eu anuncio para vocês a Boa Notícia, que será uma grande alegria para todo o povo: 11 hoje, na cidade de Davi, nasceu para vocês um Salvador, que é o Messias, o Senhor. “12 Isto lhes servirá de sinal: vocês encontrarão um recém-nascido, envolto em faixas e deitado na manjedoura.» 13 De repente, juntou-se ao anjo uma grande multidão de anjos. Cantavam louvores a Deus, dizendo: 14 «Glória a Deus no mais alto dos céus, e paz na terra aos homens por ele amados.» – Palavra da salvação. Glória a Voz Senhor.
São Lucas 2, 1 – 14

No silêncio do meu coração, o que Deus quer me dizer? Escuto, medito e permaneço inspirado (a) por sua mensagem ao longo deste dia

"Reflexão da Palavra"
Hoje, na cidade de Davi, nasceu para vocês um Salvador, que é o Messias, o Senhor. Isto lhes servirá de sinal: vocês encontrarão um recém-nascido, envolto em faixas e deitado na manjedoura. Pense Nisso?
Hoje celebramos a festa do nascimento de nosso Senhor Jesus Cristo. É celebração de júbilo e alegria para os cristãos que reconhecemos em Jesus o iniciador de um caminho religioso universal oferecido por Deus a toda a humanidade. Inauguramos hoje o tempo do Natal, tempo no qual cantamos alegres a presença de Jesus no meio de nossas comunidades. A liturgia de hoje nos propõe também o prólogo do evangelho de João para a reflexão. Este hino ao Verbo-Palavra de Deus, a Verdade, a Luz, que é o próprio Jesus, possui uma dinâmica descendente. No princípio a Palavra se encontra ao lado de Deus e por ela são feitas todas as coisas. É a Palavra pré-existente, junto de Deus e antes de todos os tempos. Essa Palavra, que é Jesus, fez morada entre nós, se faz carne, assume a condição humana, se faz um de nós e porque ele nos comunicou o Pai, vimos a Deus. João veio como testemunha de Jesus. Veio a Luz, que é Jesus, e os seus não a receberam, porém aos que a acolheram lhes deu o poder de tornarem-se filhos de Deus no Filho (irmãos). Como se vê, é um texto teológico muito profundo, nele se expressa o mistério da encarnação. Deus se faz homem, assume a temporalidade e a limitação humana, para tornar o humano infinito e ilimitado. Deus se faz humano para fazer do humano uma imagem de Deus.
Nós cristãos somos convidados a assumir esta mesma dinâmica em nossa vida: encarnar-nos, assumir os valores e realidades dos lugares onde vivemos. Olhar para quem está na base da pirâmide social, para aqueles que não são considerados pela sociedade e reconhecer que neles a revelação de Deus acontece aos olhos daquele que crê. Buscamos as seguranças em nossas vidas. A encarnação de Jesus nos dá a segurança do Pai e força para superar as inseguranças da condição humana. Crer em Jesus implica na aventura de deixar tudo e segui-lo.
Oração: Ó Deus, Pai nosso, que em Jesus nos deste tua Palavra, feita carne e sangue, força e ternura, morte e ressurreição, nós te pedimos que nos dês a força necessária para seguir seus passos pelo caminho que ele traçou para que cheguemos a ti, abraçando em nosso caminhar para ti, a todos os irmãos e irmãs. Por Jesus Cristo nosso Senhor. Amém.

Oração: Pai Santo queremos ser discípulos missionários, terra boa e dar frutos para o Teu Reino de Amor. Nós Te pedimos que o seu salário fosse aceito por todos nós a Palavra de Jesus; que nos ensines a cultivá-la com carinho e dedicação; e que nos ajudes na sua partilha com os irmãos. Pelo mesmo Jesus, Teu Filho e nosso Senhor, na unidade do Espírito Santo. Amem.

Repouse ó Santo Espírito em minha alma,

e conduze-me com o fogo do vosso amor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário