sábado, 28 de fevereiro de 2015

HOJE É DOMINGO, 01 DE MARÇO DE 2015: TEMA DO DIA II DOMINGO DA QUARESMA: ENTÃO PEDRO TOMOU A PALAVRA E DISSE A JESUS: «MESTRE, É BOM FICARMOS AQUI. “VAMOS FAZER TRÊS TENDAS: UMA PARA TI, OUTRA PARA MOISÉS E OUTRA PARA ELIAS.»

INVOCAÇÕES: Espírito de Cristo santificai-me. Coração de Cristo vivificai-me. Corpo de Cristo salvai-me. Sangue de Cristo inebriai-me. Água do lado de Cristo lavai-me. Paixão de Cristo confortai-me. Ó bom Jesus ouvi-me. Nas VOSSAS chagas, escondei-me. Não permitais que me separe de vós. Do inimigo maligno defendei-me. Na hora da minha morte, chamai-me.  E mandai-me, ir para vós, Para que vos louve com vossos Santos. Por todos os séculos dos séculos. Amem.

Hoje é domingo, 01 de março de 2015

Tema do Dia

Então Pedro tomou a palavra e disse a Jesus: «Mestre, é bom ficarmos aqui. “Vamos fazer três tendas: uma para ti, outra para Moisés e outra para Elias.»

Ó Deus, que este sacramento da caridade nos inflame em vosso amor, e sempre voltado para o vosso Filho, aprendamos a reconhecê-lo em cada irmão. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amem!

II DOMINGO DA QUARESMA

Primeira Leitura:
Leio cuidadosamente a Palavra de Deus indicada pela Igreja,
que me ajudará a viver como verdadeiro cristão.

Leitura do Livro do Gênesis – Naqueles dias: 1 Depois desses acontecimentos, Deus pôs Abraão à prova, e lhe disse: «Abraão, Abraão!» Ele respondeu: «Estou aqui». 2 Deus disse: «Tome seu filho, o seu único filho Isaac, a quem você ama, vá à terra de Moriá e ofereça-o aí em holocausto, sobre uma montanha que eu vou lhe mostrar». 9 Quando chegaram ao lugar que Deus lhe indicara, Abraão construiu o altar, colocou a lenha, depois amarrou seu filho e o colocou sobre o altar, em cima da lenha. 10 Abraão estendeu a mão e pegou a faca para imolar seu filho. 11 Nesse momento, o anjo do Senhor o chamou lá do céu e disse: «Abraão, Abraão!» Ele respondeu: «Aqui estou!» 12 O anjo continuou: «Não estenda a mão contra o menino! Não lhe faça nenhum mal! “Agora sei que você teme a Deus, pois não me recusou seu filho único». 13 Abraão ergueu os olhos e viu um cordeiro, preso pelos chifres num arbusto; pegou o cordeiro e o ofereceu em holocausto no lugar do seu filho. 15 O anjo do Senhor chamou lá do céu uma segunda vez a Abraão, 16 dizendo: «Juro por mim mesmo, palavra do Senhor: porque você me fez isso, porque não me recusou seu filho único, 17 eu o abençoarei, eu multiplicarei seus descendentes como as estrelas do céu e a areia da praia. Seus descendentes conquistarão as cidades de seus inimigos. 18 Por meio da descendência de você, todas as nações da terra serão abençoadas, porque você me obedeceu». Palavra do Senhor. Graças a Deus.
Gênesis 22, 1 – 2 e 9a. 10 – 13. 15 – 18

Meu encontro com Deus
Minha expressão de louvor e gratidão ao Pai pelo dia de hoje.
Salmo Responsorial: 115(116), 10 – 15. 16 – 17. 18 – 19 (R. Sl 114,9)
REFRÃO: Andarei na presença de Deus, junto a ele na terra dos vivos.

1. Guardei a minha fé, mesmo dizendo: 'É demais o sofrimento em minha vida!' É sentida por demais pelo Senhor a morte de seus santos, seus amigos. -R.

2. Eis que sou o vosso servo, ó Senhor, vosso servo que nasceu de vossa serva; mas me quebrastes os grilhões da escravidão! Por isso oferto um sacrifício de louvor, invocando o nome santo do Senhor. -R.

3. Vou cumprir minhas promessas ao Senhor na presença de seu povo reunido; nos átrios da casa do Senhor, em teu meio, ó cidade de Sião! -R.

Penso na existência de Deus, um Deus de amor, sempre aqui, presente. Em profundo silêncio interior, coloco-me na presença de Deus e deixo-me ser conduzido neste momento diário de oração.

Hoje eu vou experimentar e viver a ciência em minha vida!

Ó Espírito Santo, concedei-me o dom da Ciência, para que conheça cada vez mais minha própria miséria e fraqueza, a beleza da virtude, o valor inestimável da alma e ver claramente a sua luz, que me indicará o caminho a seguir.

Segunda Leitura:
Leio cuidadosamente a Palavra de Deus indicada pela Igreja,
que me ajudará a viver como verdadeiro cristão.
Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos – Irmãos: 31 Se Deus está a nosso favor, quem estará contra nós? 32 Ele não poupou seu próprio Filho, mas o entregou por todos nós. Como não nos dará também todas as coisas junto com o seu Filho? 33 Quem acusará os escolhidos de Deus? É Deus quem torna justo! 34 Quem condenará? Jesus Cristo? Ele que morreu, ou melhor, que ressuscitou que está à direita de Deus e intercede por nós? Palavra do Senhor. Graças a Deus.
Romanos 8, 31b – 34

Pela verdadeira fé que nos foi revelada, tornamo-nos verdadeiramente livres e herdeiros da promessa; por isso, não há motivo para desunião entre nós.

O evangelho do Dia
Quero estar atento e ouvir o que Deus tem a dizer através do evangelho
 

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo São Marcos Naquele tempo: 2 Seis dias depois, Jesus tomou consigo Pedro, Tiago e seu irmão João, e os levou sozinhos a um lugar à parte, sobre uma alta montanha. E se transfigurou diante deles. 3 Suas roupas ficaram brilhantes e tão brancas, como nenhuma lavadeira no mundo as poderia alvejar. 4 Apareceram-lhes Elias e Moisés, que conversavam com Jesus. 5 Então Pedro tomou a palavra e disse a Jesus: «Mestre, é bom ficarmos aqui. “Vamos fazer três tendas: uma para ti, outra para Moisés e outra para Elias.» 6 Pedro não sabia o que dizer, pois eles estavam com muito medo. 7 Então desceu uma nuvem e os cobriu com sua sombra. E da nuvem saiu uma voz: «Este é o meu Filho amado. Escutem o que ele diz!» 8 E, de repente, eles olharam em volta e não viram mais ninguém, a não ser somente Jesus com eles. 9 Ao descerem da montanha, Jesus recomendou-lhes que não contassem a ninguém o que tinham visto, até que o Filho do Homem tivesse ressuscitado dos mortos. 10 Eles observaram a recomendação e se perguntavam o que queria dizer «ressuscitar dos mortos». – Palavra da salvação. Glória a Voz Senhor.
São Marcos 9, 2 - 10

No silêncio do meu coração, o que Deus quer me dizer? Escuto, medito e permaneço inspirado (a) por sua mensagem ao longo deste dia

"Reflexão da Palavra"
Então Pedro tomou a palavra e disse a Jesus: «Mestre, é bom ficarmos aqui. “Vamos fazer três tendas: uma para ti, outra para Moisés e outra para Elias.» Pense Nisso?
Transfiguração. O que em sentido profundo o texto deseja transmitir é uma vivência fundamental para toda pessoa humana, que foi sem dúvida também para Jesus: a necessidade de transcender a superfície das coisas para captar seu sentido profundo. Em um momento privilegiado de graça, os discípulos puderam participar de uma visão mais profunda do que significa aquele Jesus humilde que os acompanhava “como um de tantos”. E isso lhes deu ânimo e os fortaleceu para continuar a “subida da Jerusalém”.
A fé opera a “transfiguração”; por ela a vida real, tantas vezes chata e sem relevo, rotineira ou até decepcionante, se “transfigura”, mostrando-nos suas riquezas de sentido, seu fundamento de dimensões transcendentes, até fazer-nos experimentar que “tudo é graça”, como disse Bernanos. Ante essa visão transfigurada da realidade a pessoa se extasia, deseja deter o tempo para contemplar e saborear... Porém, esses momentos privilegiados, transfigurados, são excepcionais; ao longo do caminho para Jerusalém há poucos montes Tabor...
A fé é que deve suprir e tornar possível no fundo do coração a força para subir ao monte Tabor, inclusive quando possamos estar mais próximos do outro monte, o Calvário... A fé pode dar “uma visão contemplativa da realidade”, uma visão maior, penetrante, transfiguradora, antecipada e inclusive escatológica. O poema de D. Pedro Casaldáliga parece expressar algo semelhante: Presenteia-nos, Senhor, com um Feliz 2015!

Oração: Pai Santo queremos ser discípulos missionários, terra boa e dar frutos para o Teu Reino de Amor. Nós Te pedimos que o seu salário fosse aceito por todos nós a Palavra de Jesus; que nos ensines a cultivá-la com carinho e dedicação; e que nos ajudes na sua partilha com os irmãos. Pelo mesmo Jesus, Teu Filho e nosso Irmão, na unidade do Espírito Santo. Amem.


Repouse ó Santo Espírito em minha alma,
e conduze-me com o fogo do vosso amor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário