sábado, 7 de março de 2015

HOJE É DOMINGO, 08 DE MARÇO DE 2015: TEMA DO DIA III DOMINGO DA QUARESMA: JESUS DISSE: «DESTRUAM ESSE TEMPLO, E EM TRÊS DIAS EU O LEVANTAREI.»

INVOCAÇÕES: Espírito de Cristo santificai-me. Coração de Cristo vivificai-me. Corpo de Cristo salvai-me. Sangue de Cristo inebriai-me. Água do lado de Cristo lavai-me. Paixão de Cristo confortai-me. Ó bom Jesus ouvi-me. Nas VOSSAS chagas, escondei-me. Não permitais que me separe de vós. Do inimigo maligno defendei-me. Na hora da minha morte, chamai-me.  E mandai-me, ir para vós, Para que vos louve com vossos Santos. Por todos os séculos dos séculos. Amem.

Hoje é domingo, 08 de março de 2015

Tema do Dia

Jesus disse: «Destruam esse Templo, e em três dias eu o levantarei.»

Ó Deus, que este sacramento da caridade nos inflame em vosso amor, e sempre voltado para o vosso Filho, aprendamos a reconhecê-lo em cada irmão. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amem!


III DOMINGO DA QUARESMA

Primeira Leitura:
Leio cuidadosamente a Palavra de Deus indicada pela Igreja,
que me ajudará a viver como verdadeiro cristão.
Leitura do Livro do Êxodo – Naqueles dias: 1 Então Deus pronunciou todas estas palavras: 2 «Eu sou o Senhor seu Deus, que fiz você sair da terra do Egito, da casa da escravidão. 3 Não tenha outros deuses diante de mim. 4 Não faça para você ídolos, nenhuma representação daquilo que existe no céu e na terra, ou nas águas que estão debaixo da terra. 5 Não se prostre diante desses deuses, nem sirva a eles, porque eu, o Senhor seu Deus, sou um Deus ciumento: quando me odeiam, castigo a culpa dos pais nos filhos, netos e bisnetos; 6 mas quando me amam e guardam os meus mandamentos, eu os trato com amor por mil gerações. 7 Não pronuncie em vão o nome do Senhor seu Deus, porque o Senhor não deixará sem castigo aquele que pronunciar o nome dele em vão. 8 Lembre-se do dia de sábado, para santificá-lo. 9 Trabalhe durante seis dias e faça todas as suas tarefas. 10 O sétimo dia, porém, é o sábado do Senhor seu Deus. Não faça nenhum trabalho, nem você, nem seu filho, nem sua filha, nem seu escravo, nem sua escrava, nem seu animal, nem o imigrante que vive em suas cidades. 11 Porque em seis dias o Senhor fez o céu, a terra, o mar e tudo o que existe neles; e no sétimo dia ele descansou. Por isso, o Senhor abençoou o dia de sábado e o santificou. 12 Honre seu pai e sua mãe: desse modo, você prolongará sua vida, na terra que o Senhor seu Deus dá a você. 13 Não mate. 14 Não cometa adultério. 15 Não roube. 16 Não apresente testemunho falso contra o seu próximo. “17 Não cobice a casa do seu próximo, nem a mulher do próximo, nem o escravo, nem a escrava, nem o boi, nem o jumento, nem coisa alguma que pertença ao seu próximo». – Palavra do Senhor. Graças a Deus.
Êxodo 20, 1 – 17

Meu encontro com Deus
Minha expressão de louvor e gratidão ao Pai pelo dia de hoje.
Salmo Responsorial: 8, 8. 9.10.11 (R Jo 6,68c)
REFRÃO: Senhor tens palavras de vida eterna.

1. A lei do Senhor Deus é perfeita, conforto para a alma! O testemunho do Senhor é fiel, sabedoria dos humildes. -R.

2. Os preceitos do Senhor são precisos, alegria ao coração. O mandamento do Senhor é brilhante, para os olhos é uma luz. -R.

3. É puro o temor do Senhor, imutável para sempre. Os julgamentos do Senhor são corretos e justos igualmente. –R.

4. Mais desejáveis do que o ouro são eles, do que o ouro refinado. Suas palavras são mais doces que o mel, que o mel que sai dos favos. -R.

Penso na existência de Deus, um Deus de amor, sempre aqui, presente. Em profundo silêncio interior, coloco-me na presença de Deus e deixo-me ser conduzido neste momento diário de oração.

Hoje eu vou experimentar e viver a ciência em minha vida!

Ó Espírito Santo, concedei-me o dom da Ciência, para que conheça cada vez mais minha própria miséria e fraqueza, a beleza da virtude, o valor inestimável da alma e ver claramente a sua luz, que me indicará o caminho a seguir.

Segunda Leitura:
Leio cuidadosamente a Palavra de Deus indicada pela Igreja,
que me ajudará a viver como verdadeiro cristão.
Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios – Irmãos: 22 Os judeus pedem sinais e os gregos procuram a sabedoria; 23 nós, porém, anunciamos Cristo crucificado, escândalo para os judeus e loucura para os pagãos. 24 Mas, para aqueles que são chamados, tanto judeus como gregos, ele é o Messias, poder de Deus e sabedoria de Deus. 25 A loucura de Deus é mais sábia do que os homens e a fraqueza de Deus é mais forte do que os homens. Palavra do Senhor. Graças a Deus.
Coríntios 1, 22 – 25

Pela verdadeira fé que nos foi revelada, tornamo-nos verdadeiramente livres e herdeiros da promessa; por isso, não há motivo para desunião entre nós.

O evangelho do Dia
Quero estar atento e ouvir o que Deus tem a dizer através do evangelho
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo São João13 A Páscoa dos judeus estava próxima, e Jesus subiu para Jerusalém. 14 No Templo, Jesus encontrou os vendedores de bois, ovelhas e pombas, e os cambistas sentados. 15 Então fez um chicote de cordas e expulsou todos do Templo junto com as ovelhas e os bois; esparramou as moedas e derrubou as mesas dos cambistas. 16 E disse aos que vendiam pombas: «Tirem isso daqui! “Não transformem a casa de meu Pai num mercado.» 17 Seus discípulos se lembraram do que diz a Escritura: «O zelo pela tua casa me consome.» 18 Então os dirigentes dos judeus perguntaram a Jesus: «Que sinal nos mostras para agires assim?» 19 Jesus respondeu: «Destruam esse Templo, e em três dias eu o levantarei.» 20 Os dirigentes dos judeus disseram: «A construção desse Templo demorou quarenta e seis anos, e tu o levantarás em três dias?» 21 Mas o Templo de que Jesus falava era o seu corpo. 22 Quando ele ressuscitou, os discípulos se lembraram do que Jesus tinha dito e acreditaram na Escritura e na palavra de Jesus. 23 Jesus estava em Jerusalém durante a festa da Páscoa. Vendo os sinais que ele fazia, muitos acreditaram no seu nome. 24 Mas Jesus não confiava neles, pois conhecia a todos. 25 Ele não precisava de informações a respeito de ninguém, porque conhecia o homem por dentro. – Palavra da salvação. Glória a Voz Senhor.
São João 2, 13 – 25

No silêncio do meu coração, o que Deus quer me dizer? Escuto, medito e permaneço inspirado (a) por sua mensagem ao longo deste dia

"Reflexão da Palavra"
Jesus disse: «Destruam esse Templo, e em três dias eu o levantarei.» Mas o Templo de que Jesus falava era o seu corpo. Quando ele ressuscitou, os discípulos se lembraram do que Ele tinha dito e acreditaram na Escritura e na palavra de Dele. Pense Nisso?
O evangelho de João coloca esta manifestação messiânica de Jesus no começo de sua atividade pública e no contexto de uma festa de páscoa em Jerusalém. Para João é muito importante colocar Jesus e a sua comunidade nesse marco da sucessão das festas judaicas. Isso o vemos ao longo de todo evangelho, pois não há nenhum acontecimento fora desse ambiente. João optou por enquadrar toda a atividade pública de Jesus no tempo religioso daquilo que seu próprio evangelho define como “os judeus”. Ao organizar a narrativa em função de uma série de festas judaicas, deixa entrever uma construção ideológica e cultural rica, articulada e com uma intenção bem definida (hoje sabemos que as coisas não aconteceram exatamente dessa forma, mas que se trata de uma organização literária da narrativa, com uma intenção significativa).
A páscoa judaica é confrontada por Jesus e sua comunidade discípulas três vezes no evangelho de João. O simbolismo é evidente: com Jesus irrompe uma nova Aliança (três sempre simboliza o nascimento de algo novo). O tempo do Reino constitui uma nova festividade. O tempo das festas judaicas é contraposto a um tempo não usual e alternativo. O relato centra seu interesse na dialética entre a estrutura simbólica e temporal do judaísmo e uma estrutura nova alternativa que se quer afirmar e institucionalizar. Presenteia-nos, Senhor, com um Feliz 2015!

Oração: Pai Santo queremos ser discípulos missionários, terra boa e dar frutos para o Teu Reino de Amor. Nós Te pedimos que o seu salário fosse aceito por todos nós a Palavra de Jesus; que nos ensines a cultivá-la com carinho e dedicação; e que nos ajudes na sua partilha com os irmãos. Pelo mesmo Jesus, Teu Filho e nosso Senhor na unidade do Espírito Santo. Amem.


Repouse ó Santo Espírito em minha alma,
e conduze-me com o fogo do vosso amor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário