sábado, 25 de abril de 2015

HOJE É DOMINGO, 26 DE ABRIL DE 2015: TEMA DO DIA IV DOMINGO DA PÁSCOA: JESUS DISSE PARA TODOS NÓS: EU SOU O BOM PASTOR: CONHEÇO MINHAS OVELHAS, E ELAS ME CONHECEM, ASSIM COMO O PAI ME CONHECE E EU CONHEÇO O PAI.

INVOCAÇÕES: Espírito de Cristo santificai-me. Coração de Cristo vivificai-me. Corpo de Cristo salvai-me. Sangue de Cristo inebriai-me. Água do lado de Cristo lavai-me. Paixão de Cristo confortai-me. Ó bom Jesus ouvi-me. Nas VOSSAS chagas, escondei-me. Não permitais que me separe de vós. Do inimigo maligno defendei-me. Na hora da minha morte, chamai-me.  E mandai-me, ir para vós, Para que vos louve com vossos Santos. Por todos os séculos dos séculos. Amem.

Hoje é domingo, 26 de abril de 2015

Tema do Dia

Jesus disse para todos nós: Eu sou o bom pastor: conheço minhas ovelhas, e elas me conhecem, assim como o Pai me conhece e eu conheço o Pai.

Ó Deus, que este sacramento da caridade nos inflame em vosso amor, e sempre voltado para o vosso Filho, aprendamos a reconhecê-lo em cada irmão. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amem!

IV DA PÁSCOA
(branco, glória, creio - 4ª semana do saltério)

Primeira Leitura:
Leio cuidadosamente a Palavra de Deus indicada pela Igreja,
que me ajudará a viver como verdadeiro cristão.
Leitura dos Atos dos Apóstolos – Naqueles dias: 4 E aqueles que se dispersaram iam de um lugar para outro, anunciando a Palavra. 5 Filipe desceu a uma cidade da região de Sumária e aí começou a anunciar Cristo. 6 As multidões seguiam com atenção tudo o que Filipe dizia, e todos em peso o escutavam, pois viam os milagres que ele fazia. 7 Dando grandes gritos, os espíritos maus saíam de muitos endemoninhados. Numerosos paralíticos e aleijados também foram curados. 8 E a cidade se encheu de alegria. 9 Na mesma cidade, havia um homem chamado Simão, que desde algum tempo praticava a magia. Ele impressionava o povo da Sumária, fazendo-se passar como uma pessoa importante. 10 Todos, pequenos e grandes, aderiam a Simão, dizendo: «Este homem é o poder de Deus, que é chamado Grande.» 11 Aderiam a ele, porque há longo tempo Simão os deixava impressionados com suas artes mágicas. 12 Quando começaram a acreditar em Filipe, que anunciava a Boa Notícia do Reino de Deus e do nome de Jesus Cristo, tanto os homens como as mulheres se apresentavam para o batismo. – Palavra do Senhor. Graças a Deus.
Atos dos Apóstolos 4, 8 – 12

Meu encontro com Deus
Minha expressão de louvor e gratidão ao Pai pelo dia de hoje.
Salmo Responsorial: 117(118), 1 e 8 – 9. 21 – 23. 26 e 28cd – 29 (R. 22)
REFRÃO: A pedra que os pedreiros rejeitaram, tornou-se agora a pedra angular.

1. Dai graças ao Senhor, porque ele é bom! Eterna é a sua misericórdia! É melhor buscar refúgio no Senhor, do que pôr no ser humano a esperança; é melhor buscar refúgio no Senhor, do que contar com os poderosos deste mundo! -R.

2. Dou-vos graças, ó Senhor, porque me ouvistes e vos tornastes para mim o Salvador! A pedra que os pedreiros rejeitaram, tornou-se agora a pedra angular. Pelo Senhor é que foi feito tudo isso: Que maravilhas ele fez a nossos olhos!  -R.

3. Bendito seja, em nome do Senhor, aquele que em seus átrios vai entrando! Vós sois meu Deus, eu vos bendigo e agradeço! Vós sois meu Deus, eu vos exalto com louvores! Dai graças ao Senhor, porque ele é bom! Eterna é a sua misericórdia! -R.

Penso na existência de Deus, um Deus de amor, sempre aqui, presente. Em profundo silêncio interior, coloco-me na presença de Deus e deixo-me ser conduzido neste momento diário de oração.

Hoje eu vou experimentar e viver a ciência em minha vida!

Ó Espírito Santo, concedei-me o dom da Ciência, para que conheça cada vez mais minha própria miséria e fraqueza, a beleza da virtude, o valor inestimável da alma e ver claramente a sua luz, que me indicará o caminho a seguir.

Segunda Leitura:
Leio cuidadosamente a Palavra de Deus indicada pela Igreja,
que me ajudará a viver como verdadeiro cristão.

Leitura da Primeira Carta de São João – Caríssimos: 1 Vejam que prova de amor o Pai nos deu: sermos chamados filhos de Deus. E nós de fato o somos! Se o mundo não nos reconhece, é porque também não reconheceu a Deus. 2 Amados, desde agora já somos filhos de Deus, embora ainda não se tenha tornado claro o que vamos ser. Sabemos que quando Jesus se manifestar, seremos semelhantes a ele, porque nós o veremos como ele é.
Palavra do Senhor. Graças a Deus.
São João 3, 1 – 2

Pela verdadeira fé que nos foi revelada, tornamo-nos verdadeiramente livres e herdeiros da promessa; por isso, não há motivo para desunião entre nós.

O evangelho do Dia
Quero estar atento e ouvir o que Deus tem a dizer através do evangelho
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo São João Naquele tempo: 11 Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida por suas ovelhas. 12 O mercenário, que não é pastor a quem pertencem, e as ovelhas não são suas, quando vê o lobo chegar, abandona as ovelhas e sai correndo. Então o lobo ataca e dispersa as ovelhas. 13 O mercenário foge porque trabalha só por dinheiro, e não se importa com as ovelhas. 14 Eu sou o bom pastor: conheço minhas ovelhas, e elas me conhecem, 15 assim como o Pai me conhece e eu conheço o Pai. Eu dou a vida pelas ovelhas. 16 Tenho também outras ovelhas que não são deste curral. Também a elas eu devo conduzir; elas ouvirão a minha voz, e haverá um só rebanho e um só pastor. 17 O Pai me ama, porque eu dou a minha vida para retomá-la de novo. 18 Ninguém tira a minha vida; eu a dou livremente. Tenho poder de dar a vida e tenho poder de retomá-la. “Esse é o mandamento que recebi do meu Pai.» – Palavra da salvação. Glória a Voz Senhor.
São João 10, 11 – 18

No silêncio do meu coração, o que Deus quer me dizer? Escuto, medito e permaneço inspirado (a) por sua mensagem ao longo deste dia

"Reflexão da Palavra"
 
Jesus disse para todos nós: Eu sou o bom pastor: conheço minhas ovelhas, e elas me conhecem, assim como o Pai me conhece e eu conheço o Pai. Eu dou a vida pelas ovelhas.  Pense Nisso?
Porém, o rebanho de Jesus não se limita ao povo de Israel, pois Jesus proclama que tem outras ovelhas que não são deste recinto, palavra que designa o átrio do templo ou, mais amplamente, a instituição judaica, na qual na qual estavam instalados nos postos de poder indivíduos que carecem totalmente do direito para isso e que são na realidade exploradores (ladrões) que usam de violência (bandidos) para submeter o povo, mantendo-o em estado de miséria (cf. Jr 2,8; 23,1-4; Ez 34,2-10; Zac 11,4-17). Essa gente converteu a casa do Pai em casa de negócios (Jo 2,16).
Ele tem outras ovelhas que não são do povo de Israel, pois pertencem ao mundo pagão e ele veio para formar uma nova comunidade humana que não se limita já aos judeus mas que se estende a todos sem distinção de raça, credo ou estatuto social.
Jesus é modelo de pastor, demonstra que é o verdadeiro pastor por que entrega sua vida pelas ovelhas. Ante seu auditório de dirigentes judeus (v. 19) que o odeiam e tentam matá-lo, Jesus afirma que é precisamente sua prontidão para desafiar a morte o que faz manifestar-se nele o amor do Pai.
Jesus se entrega a si mesmo e assim se recupera a si mesmo, pois ao dar-se ele mesmo faz seu o dinamismo de amor do Pai e desta maneira realiza sua condição de filho, adquirindo a plenitude própria de o próprio ser. A demonstração contínua de amor do Pai se realiza na presença e atividade incessante do Espírito em Jesus e se manifesta em seu agir. Presenteia-nos, Senhor, com uma Feliz Páscoa. 2015!

Oração: Pai Santo queremos ser discípulos missionários, terra boa e dar frutos para o Teu Reino de Amor. Nós Te pedimos que o seu salário fosse aceito por todos nós a Palavra de Jesus; que nos ensines a cultivá-la com carinho e dedicação; e que nos ajudes na sua partilha com os irmãos. Pelo mesmo Jesus, Teu Filho e nosso Senhor, na unidade do Espírito Santo. Amem.


Repouse ó Santo Espírito em minha alma,
e conduze-me com o fogo do vosso amor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário