quinta-feira, 30 de abril de 2015

HOJE É QUINTA-FEIRA, 30 DE ABRIL DE 2015: TEMA DO DIA IV SEMANA DA PÁSCOA: JESUS DISSE AOS DISCÍPULOS E A NÓS: EU GARANTO A VOCÊS: O SERVO NÃO É MAIOR DO QUE O SEU SENHOR, NEM O MENSAGEIRO São MAIORES DO QUE AQUELE QUE O ENVIOU.

INVOCAÇÕES: Espírito de Cristo santificai-me. Coração de Cristo vivificai-me. Corpo de Cristo salvai-me. Sangue de Cristo inebriai-me. Água do lado de Cristo lavai-me. Paixão de Cristo confortai-me. Ó bom Jesus ouvi-me. Nas VOSSAS chagas, escondei-me. Não permitais que me separe de vós. Do inimigo maligno defendei-me. Na hora da minha morte, chamai-me.  E mandai-me, ir para vós, Para que vos louve com vossos Santos. Por todos os séculos dos séculos. Amem.

Hoje é quinta-feira, 30 de abril de 2015

Tema do Dia

Jesus disse aos discípulos e a nós: Eu garanto a vocês: o servo não é maior do que o seu senhor, nem o mensageiro são maiores do que aquele que o enviou.

Ó Deus, que este sacramento da caridade nos inflame em vosso amor, e sempre voltado para o vosso Filho, aprendamos a reconhecê-lo em cada irmão. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amem!

IV DA SEMANA SANTA PÁSCOA
(branco – ofício do dia)

Primeira Leitura:
Leio cuidadosamente a Palavra de Deus indicada pela Igreja,
que me ajudará a viver como verdadeiro cristão.

Leitura dos Atos dos Apóstolos: 13 Paulo e seus companheiros embarcaram em Pafos e chegaram a Perge da Panfília. João, porém, separou-se do grupo e voltou para Jerusalém. 14 Barnabé e Paulo partiram de Perge e chegaram a Antioquia da Pisídia. No sábado, entraram na sinagoga e sentaram-se. 15 Depois da leitura da Lei e dos Profetas, os chefes da sinagoga mandaram dizer a eles: «Irmãos, se vocês têm alguma palavra de encorajamento para o povo, podem falar.» 16 Paulo então levantou-se, fez sinal com a mão e disse: «Homens de Israel, e vocês que temem a Deus, escutem! 17 O Deus deste povo, o Deus de Israel, escolheu nossos antepassados e multiplicou o povo durante seu exílio na terra do Egito. Depois, ele os tirou daí, com braço poderoso. 18 E, durante mais ou menos quarenta anos, cercou-os de cuidados no deserto. 19 Destruiu sete nações na terra de Canaã e deu a eles a posse do território delas, 20 por quatrocentos e cinqüenta anos aproximadamente. Depois disso lhes concedeu juízes, até o profeta Samuel. 21 Em seguida, eles pediram um rei e Deus concedeu-lhes Saul, filho de Cis, da tribo de Benjamim, que reinou durante quarenta anos. 22 Após depor Saul da realeza, Deus suscitou para eles o rei Davi, do qual prestou o seguinte testemunho: ‘Encontrei Davi, filho de Jessé, homem segundo o meu coração; ele cumprirá todas as minhas vontades’. 23 Conforme havia prometido, Deus fez surgir da descendência de Davi um Salvador para Israel, que é Jesus. 24 E João, o precursor, havia preparado a chegada de Jesus, pregando a todo o povo de Israel um batismo de arrependimento. 25 Estando para terminar a sua missão, João declarou: ‘Não sou aquele que vocês pensam que eu seja! Vejam: depois de mim é que vem aquele do qual não mereço nem sequer desamarrar as sandálias! Palavra do Senhor. Graças a Deus.
Atos dos Apóstolos 13, 13 – 25

Meu encontro com Deus
Minha expressão de louvor e gratidão ao Pai pelo dia de hoje.
Salmo Responsorial: 88(89), 2 – 3. 21 – 22. 25 e 27 (R. Cf. 2a)
REFRÃO: Ó Senhor, eu cantarei eternamente o vosso amor.

1. Ó Senhor, eu cantarei eternamente o vosso amor, de geração em geração eu cantarei vossa verdade! Porque dissestes: 'O amor é garantido para sempre!' E a vossa lealdade é tão firme como os céus. -R.

2. Encontrei e escolhi a Davi, meu servidor, e o ungi, para ser rei, com meu óleo consagrado. Estará sempre com ele minha mão onipotente, e meu braço poderoso há de ser a sua força. -R.

3. Não será surpreendido pela força do inimigo, nem o filho da maldade poderá prejudicá-lo. Diante dele esmagarei seus inimigos e agressores, ferirei e abaterei todos aqueles que o odeiam. -R.

4. Minha verdade e meu amor estarão sempre com ele, sua força e seu poder por meu nome crescerão. Ele, então, me invocará: Ó Senhor, vós sois meu Pai, sois meu Deus, sois meu Rochedo onde encontro a salvação! -R.

Penso na existência de Deus, um Deus de amor, sempre aqui, presente. Em profundo silêncio interior, coloco-me na presença de Deus e deixo-me ser conduzido neste momento diário de oração.

Hoje eu vou experimentar e viver a ciência em minha vida!

Ó Espírito Santo, concedei-me o dom da Ciência, para que conheça cada vez mais minha própria miséria e fraqueza, a beleza da virtude, o valor inestimável da alma e ver claramente a sua luz, que me indicará o caminho a seguir.

Pela verdadeira fé que nos foi revelada, tornamo-nos verdadeiramente livres e herdeiros da promessa; por isso, não há motivo para desunião entre nós.

O evangelho do Dia
Quero estar atento e ouvir o que Deus tem a dizer através do evangelho

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo São João – Depois de lavar os pés dos discípulos, Jesus lhes disse: 16 Eu garanto a vocês: o servo não é maior do que o seu senhor, nem o mensageiro é maior do que aquele que o enviou. “17 Se vocês compreenderam isso, serão felizes se o puserem em prática.» 18 «Eu não falo de todos vocês. Eu conheço aqueles que escolhi, mas é preciso que se cumpra o que está na Escritura: ‘Aquele que come pão comigo, é o primeiro a me trair!’ 19 Digo isso agora, antes de acontecer, para que, quando acontecer, vocês acreditem que Eu Sou. 20 Eu garanto a vocês: quem recebe aquele que eu envio, está recebendo a mim, e quem me recebe, está recebendo aquele que me enviou.» – Palavra da salvação. Glória a Voz Senhor.
São João 13, 16 – 20

No silêncio do meu coração, o que Deus quer me dizer? Escuto, medito e permaneço inspirado (a) por sua mensagem ao longo deste dia

"Reflexão da Palavra"

Jesus disse aos discípulos e a nós: Eu garanto a vocês: o servo não é maior do que o seu senhor, nem o mensageiro é maior do que aquele que o enviou. Pense Nisso?
Esta passagem se situa no contexto do lava-pés, na véspera do sacrifício supremo do Senhor. Não há dúvida que este gesto, recolhido somente pelo evangelho de João, tem um profundo significado no contexto da paixão, morte e ressurreição do Salvador. O serviço generoso aos irmãos não torna superior ao que o outorga. Tampouco quem realiza a missão encomendada é superior a quem encomendou a tarefa. Jesus quer deixar claro que sua entrega por amor a todos os seus é a máxima expressão do serviço salvador. Não há dúvida que não se pode separar a paixão de Jesus de seu ministério. Mais, a paixão é o ato culminante de sua missão. Por isso diz aos que estão perto que não se escandalizem, pois a consequência normal é que, se a missão foi realizada por inteiro, a paixão e morte sejam a ratificação da legitimidade desta missão. A ressurreição, por sua parte, como o temos meditado durante todo este tempo pascal, é a resposta afirmativa do Pai à missão de Jesus. Agora é o momento dos discípulos: assim como quem recebe o Filho recebe o Pai, por sua vez quem recebe seus enviados, recebe o Filho. Profunda comunhão entre Pai, Filho e discípulos! E alento tremendamente consolador para nossa missão evangelizadora! Presenteia-nos, Senhor, com uma Feliz Páscoa 2015!

Oração: Pai Santo queremos ser discípulos missionários, terra boa e dar frutos para o Teu Reino de Amor. Nós Te pedimos que o seu salário fosse aceito por todos nós a Palavra de Jesus; que nos ensines a cultivá-la com carinho e dedicação; e que nos ajudes na sua partilha com os irmãos. Pelo mesmo Jesus, Teu Filho e nosso Senhor, na unidade do Espírito Santo. Amem.


Repouse ó Santo Espírito em minha alma,
e conduze-me com o fogo do vosso amor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário