sábado, 13 de junho de 2015

HOJE É DOMINGO, 14 DE JUNHO DE 2015: TEMA DO DIA XI DOMINGO DO TEMPO COMUM: JESUS DISSE AOS SEUS DISCÍPULOS E A NÓS: O REINO É COMO UMA SEMENTE DE MOSTARDA, QUE É A MENOR DE TODAS AS SEMENTES DA TERRA.

INVOCAÇÕES: Espírito de Cristo santificai-me. Coração de Cristo vivificai-me. Corpo de Cristo salvai-me. Sangue de Cristo inebriai-me. Água do lado de Cristo lavai-me. Paixão de Cristo confortai-me. Ó bom Jesus ouvi-me. Nas VOSSAS chagas, escondei-me. Não permitais que me separe de vós. Do inimigo maligno defendei-me. Na hora da minha morte, chamai-me.  E mandai-me, ir para vós, Para que vos louve com vossos Santos. Por todos os séculos dos séculos. Amem.

Hoje é domingo, 14 de junho de 2015

Tema do Dia

Jesus disse aos seus discípulos e a nós: O Reino é como uma semente de mostarda, que é a menor de todas as sementes da terra.

Ó Deus, que este sacramento da caridade nos inflame em vosso amor, e sempre voltado para o vosso Filho, aprendamos a reconhecê-lo em cada irmão. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amem!

XI DOMINGO DO TEMPO COMUM
(verde – ofício do dia)

Primeira Leitura:
Leio cuidadosamente a Palavra de Deus indicada pela Igreja,
que me ajudará a viver como verdadeiro cristão.
 
Leitura da Profecia de Ezequiel. 22 Assim diz o Senhor Deus: Eu mesmo vou tirar da copa daquele cedro um broto; da ponta cortarei um ramo bem viçoso, e eu mesmo vou plantá-lo no alto de um monte elevado. 23 É nas alturas da montanha de Israel que vou plantá-lo. Vai soltar ramos e produzir frutos, e se transformará num cedro gigante. Os passarinhos farão nele seus ninhos, e os pássaros se abrigarão à sombra de seus ramos. 24 E todas as árvores do campo saberão que sou eu, o Senhor, que rebaixo a árvore alta e elevo a árvore baixa, seco a árvore verde e faço brotar a árvore seca. Eu, o Senhor, falo e faço». – Palavra do Senhor. Graças a Deus.
Ezequiel 17, 22 – 24

Meu encontro com Deus
Minha expressão de louvor e gratidão ao Pai pelo dia de hoje.
 
Salmo Responsorial: 91(92), 2 – 3. 13 – 14. 15 – 16 (R. Cf. 2a)
REFRÃO: Como é bom agradecermos ao Senhor.

1. Como é bom agradecermos ao Senhor e cantar salmos de louvor ao Deus Altíssimo! Anunciar pela manhã vossa bondade, e o vosso amor fiel, a noite inteira. -R.

 2. O justo crescerá como a palmeira, florirá igual ao cedro que há no Líbano; na casa do Senhor estão plantados, nos átrios de meu Deus florescerão. -R.

3. Mesmo no tempo da velhice darão frutos, cheios de seiva e de folhas verdejantes; e dirão: É justo mesmo o Senhor Deus: meu Rochedo, não existe nele o mal! –R.

Penso na existência de Deus, um Deus de amor, sempre aqui, presente. Em profundo silêncio interior, coloco-me na presença de Deus e deixo-me ser conduzido neste momento diário de oração.

Hoje eu vou experimentar e viver a ciência em minha vida!

Ó Espírito Santo, concedei-me o dom da Ciência, para que conheça cada vez mais minha própria miséria e fraqueza, a beleza da virtude, o valor inestimável da alma e ver claramente a sua luz, que me indicará o caminho a seguir.

Segunda Leitura:
Leio cuidadosamente a Palavra de Deus indicada pela Igreja,
que me ajudará a viver como verdadeiro cristão.
 
Leitura da Segunda Carta de São Paulo aos Coríntios – Irmãos: 6 Por essa razão, estamos sempre confiantes, sabendo que enquanto habitamos neste corpo, estamos fora de casa, isto é, longe do Senhor, 7 pois caminhamos pela fé e não pela visão. 8 Sim, estamos cheios de confiança e preferimos deixar a mansão deste corpo, para irmos morar junto do Senhor. 9 Em todo caso, quer fiquemos em nossa morada, quer a deixemos, nos esforçamos por agradar ao Senhor. 10 De fato, todos deveremos comparecer diante do tribunal de Cristo, a fim de que cada um receba a recompensa daquilo que tiver feito durante a sua vida no corpo, tanto para o bem, como para o mal. Palavra do Senhor. Graças a Deus.
Coríntios 5, 6 – 10

Pela verdadeira fé que nos foi revelada, tornamo-nos verdadeiramente livres e herdeiros da promessa; por isso, não há motivo para desunião entre nós.

O evangelho do Dia
Quero estar atento e ouvir o que Deus tem a dizer através do evangelho
 
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo São Marcos – Naquele tempo. 26 E Jesus continuou dizendo: «O Reino de Deus é como um homem que espalha a semente na terra. 27 Depois ele dorme e acorda, noite e dia, e a semente vai brotando e crescendo, mas o homem não sabe como isso acontece. 28 A terra produz fruto por si mesma: primeiro aparecem as folhas, depois a espiga e, por fim, os grãos enchem a espiga. “29 Quando as espigas estão maduras, o homem corta com a foice, porque o tempo da colheita chegou.» 30 Jesus dizia ainda: «Com que coisa podemos comparar o Reino de Deus? Que parábola podemos usar? 31 O Reino é como uma semente de mostarda, que é a menor de todas as sementes da terra. 32 Mas, quando é semeada, a mostarda cresce e torna-se maior que todas as plantas; ela dá ramos grandes, de modo que os pássaros do céu podem fazer ninhos em sua sombra.» 33 Jesus anunciava a Palavra usando muitas outras parábolas como essa, conforme eles podiam compreender. 34 Para a multidão Jesus só falava com parábolas, mas, quando estava sozinho com os discípulos, ele explicava tudo. – Palavra da salvação. Glória a Voz Senhor.
São Marcos 4, 26 – 34

No silêncio do meu coração, o que Deus quer me dizer? Escuto, medito e permaneço inspirado (a) por sua mensagem ao longo deste dia

"Reflexão da Palavra"
 
Jesus disse aos seus discípulos e a nós: O Reino é como uma semente de mostarda, que é a menor de todas as sementes da terra. “Mas, quando é semeada, a mostarda cresce e torna-se maior que todas as plantas; ela dá ramos grandes, de modo que os pássaros do céu podem fazer ninhos em sua sombra.» Pense Nisso?
A grande virtude das parábolas é a de superar os obstáculos mais óbvios e imediatos do entendimento. Uma parábola é um arco que se eleva pelo ar e cai junto no seu objetivo, driblando os obstáculos, enfocado na meta. As parábolas de Jesus têm um efeito similar. Frente às interpretações obscuras e carregadas de sanções com as quais os mestres da lei costumavam responde a seus interlocutores, as palavras de Jesus se impõem com uma claridade demolidora. Frente às intrincadas e sofisticadas interpretações dos mestres gregos, os ensinamentos de Jesus se apresentam com uma evidência incontestável. As palavras de Jesus falam da vida cotidiana: o camponês que salva sua colheita, a pessoa que ao cozinhar administra com tino e prudência o sal. As palavras do profeta Ezequiel falam do cedro, uma árvore excepcional por sua longevidade e pela qualidade de sua madeira. Paulo vai falar do corpo, como um domicílio provisório, porém, imprescindível, para alcançar uma residência permanente no corpo ressuscitado.

Oração: Pai Santo queremos ser discípulos missionários, terra boa e dar frutos para o Teu Reino de Amor. Nós Te pedimos que o seu salário fosse aceito por todos nós a Palavra de Jesus; que nos ensines a cultivá-la com carinho e dedicação; e que nos ajudes na sua partilha com os irmãos. Pelo mesmo Jesus, Teu Filho e nosso Irmão, na unidade do Espírito Santo. Amem.


Repouse ó Santo Espírito em minha alma,
e conduze-me com o fogo do vosso amor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário