sábado, 16 de janeiro de 2016

HOJE É DOMINGO 17 DE JANEIRO DE 2016: TEMA DO DIA II DOMINGO DO TEMPO COMUM: JESUS DISSE AOS QUE ESTAVAM SERVINDO: ENCHAM DE ÁGUA ESSES POTES. ELES ENCHERAM OS POTES ATÉ A BOCA. AGORA TIREM E LEVEM AO MESTRE-SALA.

INVOCAÇÕES: Espírito de Cristo santificai-me. Coração de Cristo vivificai-me. Corpo de Cristo salvai-me. Sangue de Cristo inebriai-me. Água do lado de Cristo lavai-me. Paixão de Cristo confortai-me. Ó bom Jesus ouvi-me. Nas VOSSAS chagas, escondei-me. Não permitais que me separe de vós. Do inimigo maligno defendei-me. Na hora da minha morte, chamai-me. E mandai-me, ir para vós, Para que vos louve com vossos Santos. Por todos os séculos dos séculos. Amem.

Hoje é domingo, 17 de janeiro de 2016

Tema do Dia

Jesus disse aos que estavam servindo: Encham de água esses potes. Eles encheram os potes até a boca. Agora tirem e levem ao mestre-sala.

Ó Deus, que este sacramento da caridade nos inflame em vosso amor, e sempre voltado para o vosso Filho, aprendamos a reconhecê-lo em cada irmão. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amem!

II DOMINGO DO TEMPO COMUM 
(verde – ofício do dia)

 Primeira Leitura
Leio cuidadosamente a Palavra de Deus indicada pela Igreja,
que me ajudará a viver como verdadeiro cristão.
Leitura do Livro do Profeta Isaías: 1 Por causa de Sião não ficarei em silêncio, por causa de Jerusalém não ficarei quieto, enquanto a justiça não surgir para ela como aurora e enquanto sua salvação não brilhar como lâmpada. 2 As nações verão a sua justiça e todos os reis verão a sua glória. Você então será chamada com o nome novo que a boca do Senhor indicou. 3 Você será uma coroa magnífica na mão do Senhor, um diadema real na palma do seu Deus. 4 Ninguém a chamará Abandonada, e sua terra já não terá mais o nome de Desolada. Pelo contrário, você será chamada Minha Delícia e sua terra terá por nome a Desposada, porque o Senhor vai amar você, e sua terra terá um esposo. 5 Como o jovem se casa com uma jovem, o seu criador casará com você; como o esposo que se alegra com a esposa, seu Deus se alegrará com você. – Palavra do Senhor. Graças a Deus.
Isaías 62, 1 - 5

Meu encontro com Deus Minha expressão de louvor e gratidão ao Pai pelo dia de hoje.
Salmo Responsorial 95(96), 1-2a. 2b-3. 7-8a. 9-10a.c (R. 1a.3b)
REFRÃO: Cantai ao Senhor Deus um canto novo, manifestai os seus prodígios entre os povos!

1. Cantai ao Senhor Deus um canto novo, cantai ao Senhor Deus, ó terra inteira! Cantai e bendizei seu santo nome!  -R.

2. Dia após dia anunciai sua salvação, manifestai a sua glória entre as nações, e entre os povos do universo seus prodígios! -R.

3. A família das nações, dai ao Senhor, ó nações, dai ao Senhor poder e glória, dai-lhe a glória que é devida ao seu nome! Oferecei um sacrifício nos seus átrios. –R.

4. Adorai-o no esplendor da santidade, terra inteira, estremecei diante dele! Publicai entre as nações: Reina o Senhor! pois os povos ele julga com justiça. -R.

Penso na existência de Deus, um Deus de amor, sempre aqui, presente. Em profundo silêncio interior, coloco-me na presença de Deus e deixo-me ser conduzido neste momento diário de oração.

Hoje eu vou experimentar e viver a ciência em minha vida!

Ó Espírito Santo, concedei-me o dom da Ciência, para que conheça cada vez mais minha própria miséria e fraqueza, a beleza da virtude, o valor inestimável da alma e ver claramente a sua luz, que me indicará o caminho a seguir.

Segunda Leitura
Leio cuidadosamente a Palavra de Deus indicada pela Igreja,
que me ajudará a viver como verdadeiro cristão.
Leitura da Primeira carta de São Paulo aos Coríntios Irmãos: 4 Existem dons diferentes, mas o Espírito é o mesmo; 5 diferentes serviços, mas o Senhor é o mesmo; 6 diferentes modos de agir, mas é o mesmo Deus que realiza tudo em todos. 7 Cada um recebe o dom de manifestar o Espírito para a utilidade de todos. 8 A um, o Espírito dá a palavra de sabedoria; a outro, a palavra de ciência segundo o mesmo Espírito; 9 a outro, o mesmo Espírito dá a fé; a outro ainda, o único e mesmo Espírito concede o dom das curas; 10 a outro, o poder de fazer milagres; a outro, a profecia; a outro, o discernimento dos espíritos; a outro, o dom de falar em línguas; a outro ainda, o dom de as interpretar. 11 Mas é o único e mesmo Espírito quem realiza tudo isso, distribuindo os seus dons a cada um, conforme ele quer. – Palavra do Senhor. Graças a Deus.
Coríntios 12, 4 - 11

Pela verdadeira fé que nos foi revelada, tornamo-nos verdadeiramente livres e herdeiros da promessa; por isso, não há motivo para desunião entre nós.

O evangelho do Dia Quero estar atento e ouvir o que Deus tem a dizer através do evangelho
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo São João – naquele tempo.  1 No terceiro dia, houve uma festa de casamento em Caná da Galiléia, e a mãe de Jesus estava aí. 2 Jesus também tinha sido convidado para essa festa de casamento, junto com seus discípulos. 3 Faltou vinho e a mãe de Jesus lhe disse: «Eles não têm mais vinho!» 4 Jesus respondeu: «Mulher, que existe entre nós? Minha hora ainda não chegou.» 5 A mãe de Jesus disse aos que estavam servindo: «Façam o que ele mandar.» 6 Havia aí seis potes de pedra de uns cem litros cada um, que serviam para os ritos de purificação dos judeus. 7 Jesus disse aos que serviam: «Encham de água esses potes.» Eles encheram os potes até a boca. 8 Depois Jesus disse: «Agora tirem e levem ao mestre-sala.» Então levaram ao mestre-sala. 9 Este provou a água transformada em vinho, sem saber de onde vinha. Os que serviam estavam sabendo, pois foram eles que tiraram a água. Então o mestre-sala chamou o noivo 10 e disse: «Todos servem primeiro o vinho bom e, quando os convidados estão bêbados, servem o pior. Você, porém, guardou o vinho bom até agora.» 11 Foi assim, em Caná da Galileia, que Jesus começou seus sinais. Ele manifestou a sua glória, e seus discípulos acreditaram nele. – Palavra da salvação. Glória a Voz Senhor.
São João 2, 1 - 11

No silêncio do meu coração, o que Deus quer me dizer? Escuto, medito e permaneço inspirado (a) por sua mensagem ao longo deste dia

"Reflexão da Palavra"
Jesus disse aos que estavam servindo: «Encham de água esses potes.» Eles encheram os potes até a boca. «Agora tirem e levem ao mestre-sala.» Foi assim, em Caná da Galileia, que Jesus começou seus sinais. Pense Nisso?
As bodas de Caná estão no imaginário dos primeiros cristãos e de toda a Igreja ao longo da história, por esse fato inesquecível: no melhor das bodas, o vinho acaba. Como é possível que não se tenha previsto isto na festa? A ação de Jesus de Nazaré frente à falta de vinho, fará com que este relato das bodas fique imortalizado na simbologia cristã. O milagre das bodas de Caná não consiste simplesmente na provisão do vinho. O que se deve entender é que o relato tem uma perspectiva de Reino, uma dinâmica messiânica. O texto indica que havia ali, em algum lugar da casa, seis vasilhas de pedra vazias. O texto enfatiza que elas estão vazias. São vasilhas destinadas à água da purificação ritual dos fiéis judeus. Porém estão secas. Este símbolo índia a secura em que se encontra o modelo religioso judaico. Na visão dos primeiros cristãos, que estavam se separando do judaísmo, a lei judaica, antes de ajudar, acabava dificultando o relacionamento com o povo. De fato, não se diz que as vasilhas estivessem com água. São enchidas a partir da ordem de Jesus. Antes de estarem cheias, as vasilhas eram imprestáveis, um estorvo na vida normal do povo. Agora, porém, permitem uma nova manifestação do projeto de Jesus: a água convertida em vinho. O significado deste sinal? O ritualismo, o legalismo, a norma fria de vazia é transformada em vinho, símbolo da alegria messiânica, da festa da chegada do tempo novo do Reino de Deus. Temos que acabar em nossa vida e na vida comunitária, com os sistemas religiosos desumanizantes, para entrar na dinâmica libertadora, de inclusão e libertação que Jesus inaugurou. 

Oração: Pai Santo queremos ser discípulos missionários, terra boa e dar frutos para o Teu Reino de Amor. Nós Te pedimos que o seu salário fosse aceito por todos nós a Palavra de Jesus; que nos ensines a cultivá-la com carinho e dedicação; e que nos ajudes na sua partilha com os irmãos. Pelo mesmo Jesus, Teu Filho e nosso Senhor, na unidade do Espírito Santo. Amem.

Repouse ó Santo Espírito em minha alma,
e conduze-me com o fogo do vosso amor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário