INVOCAÇÕES: Espírito de Cristo santificai-me. Coração de Cristo vivificai-me. Corpo de Cristo salvai-me. Sangue de Cristo inebriai-me. Água do lado de Cristo lavai-me. Paixão de Cristo confortai-me. Ó bom Jesus ouvi-me. Nas VOSSAS chagas, escondei-me. Não permitais que me separe de vós. Do inimigo maligno defendei-me. Na hora da minha morte, chamai-me. E mandai-me, ir para vós, Para que vos louve com vossos Santos. Por todos os séculos dos séculos. Amem.
Hoje é domingo, 24 de janeiro de 2016
Tema do Dia
Jesus disse aos seus discípulos e a nós: Hoje se cumpriu essa passagem da Escritura, que vocês acabam de ouvir.
Ó Deus, que este sacramento da caridade nos inflame em vosso amor, e sempre voltado para o vosso Filho, aprendamos a reconhecê-lo em cada irmão. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amem!
III DOMINGO DO TEMPO COMUM
(verde – ofício do dia)
Primeira Leitura
Leio cuidadosamente a Palavra de Deus indicada pela Igreja,
que me ajudará a viver como verdadeiro cristão.
Leitura do Livro de Neemias - Naqueles dias: 2 Então o sacerdote Esdras levou o livro da Lei até a presença da assembléia. Era o dia primeiro do sétimo mês, e estavam reunidos homens, mulheres e todos os que tinham uso da razão. 3 Na praça diante da porta das Águas, desde o amanhecer até o meio-dia, Esdras leu o livro para todos os homens e mulheres e para todos os que tinham o uso da razão. Todo o povo seguia com atenção a leitura do livro da Lei. 4 Esdras, doutor da Lei, estava sobre um palanque de madeira, feito para a ocasião. 5 Esdras abriu o livro à vista do povo todo, pois estava em lugar mais alto. Quando ele abriu o livro, o povo ficou de pé. 6 Esdras bendisse o Senhor, o grande Deus, e todo o povo, com as mãos erguidas, respondeu: «Amém! Amém!» Depois se ajoelharam e se prostraram com o rosto por terra diante do Senhor. 8 Liam o livro da Lei de Deus, traduzindo-o e dando explicações, para que o povo entendesse a leitura. 9 O governador Neemias, o sacerdote Esdras, doutor da Lei, e os levitas que instruíam o povo, vendo que as pessoas choravam ao escutar a leitura da Lei, disseram: «Hoje é dia consagrado ao Senhor, Deus de vocês! Não fiquem tristes e parem de chorar!» 10 Em seguida, Esdras falou: «Vão para casa, façam uma bela refeição, bebam um bom vinho e repartam com os que não têm nada, porque hoje é dia consagrado a nosso Senhor. Ninguém fique triste, pois a alegria do Senhor é a força de vocês.» – Palavra do Senhor. Graças a Deus.
Neemias 8, 2 - 4a. 5 - 6. 8 - 10
Meu encontro com Deus Minha expressão de louvor e gratidão ao Pai pelo dia de hoje.
Salmo Responsorial: 18(19), 8. 9. 10. 15 (R. Jo 6,63c)
REFRÃO: Vossa Lei é perfeita, ó Senhor, vossas palavras são espírito e vida!
1. A lei do Senhor Deus é perfeita, conforto para a alma! O testemunho do Senhor é fiel, sabedoria dos humildes. -R.
2. Os preceitos do Senhor são precisos, alegria ao coração. O mandamento do Senhor é brilhante, para os olhos é uma luz. -R.
3. É puro o temor do Senhor, imutável para sempre. Os julgamentos do Senhor são corretos e justos igualmente. –R.
4. Que vos agrade o cantar dos meus lábios e a voz da minha alma; que ela chegue até vós, ó Senhor, meu Rochedo e Redentor! -R.
Penso na existência de Deus, um Deus de amor, sempre aqui, presente. Em profundo silêncio interior, coloco-me na presença de Deus e deixo-me ser conduzido neste momento diário de oração.
Hoje eu vou experimentar e viver a misericórdia em minha vida!
Ó Espírito Santo, concedei-me o dom da misericórdia, para que conheça cada vez mais minha própria miséria e fraqueza, a beleza da virtude, o valor inestimável da alma e ver claramente a sua luz, que me indicará o caminho a seguir.
Segunda Leitura
Leio cuidadosamente a Palavra de Deus indicada pela Igreja,
que me ajudará a viver como verdadeiro cristão.
Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios - Irmãos: 12 De fato, o corpo é um só, mas tem muitos membros; e no entanto, apesar de serem muitos, todos os membros do corpo formam um só corpo. Assim acontece também com Cristo. 13 Pois todos fomos batizados num só Espírito para sermos um só corpo, quer sejamos judeus ou gregos, quer escravos ou livres. E todos bebemos de um só Espírito. 14 O corpo não é feito de um só membro, mas de muitos. 15 Se o pé diz: «Eu não sou mão; logo, não pertenço ao corpo», nem por isso deixa de fazer parte do corpo. 16 E se o ouvido diz: «Eu não sou olho; logo, não pertenço ao corpo», nem por isso deixa de fazer parte do corpo. 17 Se o corpo inteiro fosse olho, onde estaria o ouvido? Se todo ele fosse ouvido, onde estaria o olfato? 18 Deus é quem dispôs cada um dos membros no corpo, segundo a sua vontade. 19 Se o conjunto fosse um só membro, onde estaria o corpo? 20 Há, portanto, muitos membros, mas um só corpo. 21 O olho não pode dizer à mão: «Não preciso de você»; e a cabeça não pode dizer aos pés: «Não preciso de vocês.» 22 Os membros do corpo que parecem mais fracos são os mais necessários; 23 e aqueles membros do corpo que parecem menos dignos de honra são os que cercamos de maior honra; e os nossos membros que são menos decentes, nós os tratamos com maior decência; 24 os que são decentes não precisam desses cuidados. Deus dispôs o corpo de modo a conceder maior honra ao que é menos nobre, 25 a fim de que não haja divisão no corpo, mas os membros tenham igual cuidado uns para com os outros. 26 Se um membro sofre, todos os membros participam do seu sofrimento; se um membro é honrado, todos os membros participam de sua alegria. 27 Ora, vocês são o corpo de Cristo e são membros dele, cada um no seu lugar. 28 Aqueles que Deus estabeleceu na Igreja são, em primeiro lugar, apóstolos; em segundo lugar, profetas; em terceiro lugar, mestres... A seguir vêm os dons dos milagres, das curas, da assistência, da direção e o dom de falar em línguas. 29 Por acaso, são todos apóstolos? Todos profetas? Todos mestres? Todos realizam milagres? 30 Têm todos o dom de curar? Todos falam línguas? Todos as interpretam? – Palavra do Senhor. Graças a Deus.
Coríntios 12, 12 - 30
Pela verdadeira fé que nos foi revelada, tornamo-nos verdadeiramente livres e herdeiros da promessa; por isso, não há motivo para desunião entre nós.
O evangelho do Dia Quero estar atento e ouvir o que Deus tem a dizer através do evangelho
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo São Lucas – 1 Muitas pessoas já tentaram escrever a história dos acontecimentos que se passaram entre nós. 2 Elas começaram do que nos foi transmitido por aqueles que, desde o princípio, foram testemunhas oculares e ministros da palavra. 3 Assim sendo, após fazer um estudo cuidadoso de tudo o que aconteceu desde o princípio, também eu decidi escrever para você uma narração bem ordenada, excelentíssimo Teófilo. 4 Desse modo, você poderá verificar a solidez dos ensinamentos que recebeu. Naquele tempo. 14 Jesus voltou para a Galiléia, com a força do Espírito, e sua fama espalhou-se por toda a redondeza. 15 Ele ensinava nas sinagogas, e todos o elogiavam. 16 Jesus foi à cidade de Nazaré, onde se havia criado. Conforme seu costume, no sábado entrou na sinagoga, e levantou-se para fazer a leitura. 17 Deram-lhe o livro do profeta Isaías. Abrindo o livro, Jesus encontrou a passagem onde está escrito: 18 «O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me consagrou com a unção, para anunciar a Boa Notícia aos pobres; enviou-me para proclamar a libertação aos presos e aos cegos a recuperação da vista; para libertar os oprimidos, 19 e para proclamar um ano de graça do Senhor.» 20 Em seguida Jesus fechou o livro, o entregou na mão do ajudante, e sentou-se. Todos os que estavam na sinagoga tinham os olhos fixos nele. 21 Então Jesus começou a dizer-lhes: «Hoje se cumpriu essa passagem da Escritura, que vocês acabam de ouvir.» – Palavra da salvação. Glória a Voz Senhor.
São Lucas 1, 1 - ; 4, 14 - 21
No silêncio do meu coração, o que Deus quer me dizer? Escuto, medito e permaneço inspirado (a) por sua mensagem ao longo deste dia
"Reflexão da Palavra"
Jesus disse aos seus discípulos e a nós: O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me consagrou com a unção, para anunciar a Boa Notícia aos pobres; enviou-me para proclamar a libertação aos presos e aos cegos a recuperação da vista; para libertar os oprimidos, e para proclamar um ano de graça do Senhor. Pense Nisso?
Nesta página do evangelho de Lucas 1,14-21, na qual ele inspiradamente se reconhece ungido e enviado a dar sua vida pela causa do amor-justiça-libertação, reconhecemos que é um momento alto da história evolutiva do cosmos, da vida, da humanidade, como um processo de processos que vai configurando progressivamente o milagre originário, inimaginável, criador, a partir da explosão original, ao ser humano atual. Esta comoção que Jesus experimenta na sinagoga de Nazaré, como irrupção de uma revelação que o arrebata e o faz descobrir a missão de sua vida e da vida do ser humano em termos de luta e construção da utopia do reinado de Deus na história, é para nós também um passo decisivo do processo de revelação do sentido da vida, da história do cosmos, momento em que para nós continua sendo ponto de referência fundamental, um momento alto no processo de encarnação-revelação da divindade e da própria realidade. O mistério foi assim assumindo forma e presença a partir de dentro do ser humano, encarnando-se, condensando-se em Jesus de Nazaré. Como cristãos, somos pessoas marcadas por essa experiência espiritual de Jesus, experiência na qual acolhemos, interiorizamos, fazemos nossa e contemplamos cheios de reverência.
Oração: Pai Santo queremos ser discípulos missionários, terra boa e dar frutos para o Teu Reino de Amor. Nós Te pedimos que o seu salário fosse aceito por todos nós a Palavra de Jesus; que nos ensines a cultivá-la com carinho e dedicação; e que nos ajudes na sua partilha com os irmãos. Pelo mesmo Jesus, Teu Filho e nosso Senhor, na unidade do Espírito Santo. Amem.
Repouse ó Santo Espírito em minha alma,
e conduze-me com o fogo do vosso amor!
Nenhum comentário:
Postar um comentário