sábado, 13 de fevereiro de 2016

HOJE É DOMINGO 14 DE FEVEREIRO DE 2016: TEMA DO DIA I DOMINGO DA QUARESMA: JESUS, NO DESERTO,ERA GUIADO PELO ESPÍRITO SANTO E FOI TENTADO.

INVOCAÇÕES: Espírito de Cristo santificai-me. Coração de Cristo vivificai-me. Corpo de Cristo salvai-me. Sangue de Cristo inebriai-me. Água do lado de Cristo lavai-me. Paixão de Cristo confortai-me. Ó bom Jesus ouvi-me. Nas VOSSAS chagas, escondei-me. Não permitais que me separe de vós. Do inimigo maligno defendei-me. Na hora da minha morte, chamai-me. E mandai-me, ir para vós, Para que vos louve com vossos Santos. Por todos os séculos dos séculos. Amem.

Hoje é domingo, 14 de fevereiro de 2016

Tema do Dia

Jesus, no deserto, era guiado pelo Espírito Santo e foi tentado.

Ó Deus, que este sacramento da caridade nos inflame em vosso amor, e sempre voltado para o vosso Filho, aprendamos a reconhecê-lo em cada irmão. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amem!

I DOMINGO DA QUARESMA 
(roxo – ofício do dia)

Primeira Leitura
Leio cuidadosamente a Palavra de Deus indicada pela Igreja, que me ajudará a viver como verdadeiro cristão.

Leitura do Livro do Deuteronômio - Assim Moisés falou ao povo: 4 O sacerdote receberá o cesto de sua mão, e o colocará diante do altar do Senhor seu Deus. 5 Então você, tomando a palavra, dirá diante do Senhor seu Deus: ‘Meu pai era um arameu errante: ele desceu ao Egito e aí residiu com poucas pessoas. Depois tornou-se uma nação grande, forte e numerosa. 6 Os egípcios, porém, nos maltrataram e humilharam, impondo uma dura escravidão sobre nós. 7 Clamamos então o Senhor, Deus dos nossos antepassados, e o Senhor ouviu a nossa voz. Ele viu nossa miséria, nosso sofrimento e nossa opressão. 8 E o Senhor nos tirou do Egito com mão forte e braço estendido, em meio a grande terror, com sinais e prodígios. 9 E nos trouxe a este lugar, dando-nos esta terra: uma terra onde corre leite e mel. 10 Por isso, aqui estou, Senhor, com os primeiros frutos da terra que tu me deste’. – Palavra do Senhor. Graças a Deus.
Deuteronômio 26, 4 - 10

Meu encontro com Deus Minha expressão de louvor e gratidão ao Pai pelo dia de hoje.
Salmo Responsorial 90(91), 1-2.10-11.12-13.14-15 (R. cf.15b)
REFRÃO: Em minhas dores, ó Senhor, permanecei junto de mim!

1. Quem habita ao abrigo do Altíssimo e vive à sombra do Senhor onipotente, diz ao Senhor: Sois meu refúgio e proteção, sois o meu Deus, no qual confio inteiramente.  -R.

2. Nenhum mal há de chegar perto de ti, nem a desgraça baterá à tua porta; pois o Senhor deu uma ordem a seus anjos para em todos os caminhos te guardarem. -R.

3. Haverão de te levar em suas mãos, para o teu pé não se ferir nalguma pedra. Passarás por sobre cobras e serpentes, pisarás sobre leões e outras feras. –R.

4. Porque a mim se confiou, hei de livrá-lo e protegê-lo, pois meu nome ele conhece. Ao invocar-me hei de ouvi-lo e atendê-lo, e a seu lado eu estarei em suas dores. -R.

Penso na existência de Deus, um Deus de amor, sempre aqui, presente. Em profundo silêncio interior, coloco-me na presença de Deus e deixo-me ser conduzido neste momento diário de oração.

Hoje eu vou experimentar e viver a ciência em minha vida!

Ó Espírito Santo, concedei-me o dom da Ciência, para que conheça cada vez mais minha própria miséria e fraqueza, a beleza da virtude, o valor inestimável da alma e ver claramente a sua luz, que me indicará o caminho a seguir.

Segunda Leitura
Leio cuidadosamente a Palavra de Deus indicada pela Igreja,
que me ajudará a viver como verdadeiro cristão.
Leitura da carta de São Paulo aos Romanos Irmãos: 8 Mas, afinal, o que diz a Escritura? «A palavra está perto de você, em sua boca e em seu coração.» Isto é: a palavra da fé que nós pregamos. 9 Pois se você confessa com a sua boca que Jesus é o Senhor, e acredita com seu coração que Deus o ressuscitou dos mortos, você será salvo. 10 É acreditando de coração que se obtém a justiça, e é confessando com a boca que se chega à salvação. 11 De fato, a Escritura diz: «Todo aquele que acredita nele, não será confundido.» 12 Não há distinção entre judeu e grego, pois ele é o Senhor de todos, rico para com todos aqueles que o invocam. 13 Porque todo aquele que invoca o nome do Senhor, será salvo. – Palavra do Senhor. Graças a Deus.
Romanos 10, 8 - 13

Pela verdadeira fé que nos foi revelada, tornamo-nos verdadeiramente livres e herdeiros da promessa; por isso, não há motivo para desunião entre nós.

O evangelho do Dia Quero estar atento e ouvir o que Deus tem a dizer através do evangelho
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo São Lucas – naquele tempo.  1 Repleto do Espírito Santo, Jesus voltou do rio Jordão, e era conduzido pelo Espírito através do deserto. 2 Aí ele foi tentado pelo diabo durante quarenta dias. Não comeu nada nesses dias e, depois disso, sentiu fome. 3 Então o diabo disse a Jesus: «Se tu és Filho de Deus, manda que essa pedra se torne pão.» 4 Jesus respondeu: «A Escritura diz: ‘Não só de pão vive o homem’.» 5 O diabo levou Jesus para o alto. Mostrou-lhe por um instante todos os reinos do mundo. 6 E lhe disse: «Eu te darei todo o poder e riqueza desses reinos, porque tudo isso foi entregue a mim, e posso dá-lo a quem eu quiser. 7 Portanto, se te ajoelhares diante de mim, tudo isso será teu.» 8 Jesus respondeu: «A Escritura diz: ‘Você adorará o Senhor seu Deus, e somente a ele servirá’.» 9 Depois o diabo levou Jesus a Jerusalém, colocou-o na parte mais alta do Templo. E lhe disse: «Se tu és Filho de Deus, joga-te daqui para baixo. 10 Porque a Escritura diz: ‘Deus ordenará aos seus anjos a teu respeito, que te guardem com cuidado’. 11 E mais ainda: ‘Eles te levarão nas mãos, para que não tropeces em nenhuma pedra’.» 12 Mas Jesus respondeu: «A Escritura diz: ‘Não tente o Senhor seu Deus’.» 13 Tendo esgotado todas as formas de tentação, o diabo se afastou de Jesus, para voltar no tempo oportuno. – Palavra da salvação. Glória a Voz Senhor.
São Lucas 4, 1 - 13

No silêncio do meu coração, o que Deus quer me dizer? Escuto, medito e permaneço inspirado (a) por sua mensagem ao longo deste dia

"Reflexão da Palavra"
Jesus disse aos tentador: ‘Não só de pão vive o homem’. A Escritura diz: ‘Você adorará o Senhor seu Deus, e somente a ele servirá’. ‘Não tente o Senhor seu Deus’. Pense Nisso?
O evangelho de Lucas coloca Jesus em paralelo com o povo de Israel. Nas mesmas circunstâncias nas quais o povo foi infiel, Jesus é vencedor; e para ressaltar o paralelo entre ambas situações, o evangelista recorre ao deserto e a citações do Deuteronômio. Aí onde Israel caiu, aí mesmo Jesus sai vencedor. Mais que um acontecimento, é uma plataforma, um programa: unidos a Jesus nada temos que temer, somente o amor conta. Deveríamos aproveitar a Quaresma para revisar quantos desencontros, quantas infidelidades, quantas injustiças... porém, ao revisá-las, corrigi-las; é que a Quaresma é tempo de conversão e conversão significa caminhar, caminho de volta ao Pai. Enquanto o povo de Israel, na tentação, não foi fiel e cedeu, agora encontramos Jesus na mesma situação, na mesma tentação. E triunfa! Jesus aparece no Evangelho de hoje como o que vence a tentação. Porque é possível vencê-la. Muitas vezes, de dentro e de fora buscam separar-nos de Deus, de seus projetos, de seus caminhos. Porém, há uma voz mais forte, mais firme, que pode vencer essas outras vozes de dispomos o coração para escutá-la. É preciso ter um ouvido muito atento, um silêncio profundo, um coração dócil. 

Oração: Pai Santo queremos ser discípulos missionários, terra boa e dar frutos para o Teu Reino de Amor. Nós Te pedimos que o seu salário fosse aceito por todos nós a Palavra de Jesus; que nos ensines a cultivá-la com carinho e dedicação; e que nos ajudes na sua partilha com os irmãos. Pelo mesmo Jesus, Teu Filho e nosso Senhor, na unidade do Espírito Santo. Amem.

Repouse ó Santo Espírito em minha alma,
e conduze-me com o fogo do vosso amor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário