quarta-feira, 3 de junho de 2015

HOJE É QUARTA-FEIRA, 03 DE JUNHO DE 2015: TEMA DO DIA IX SEMANA DO TEMPO COMUM: JESUS RESPONDEU AOS SADUCEUS E NÓS: «VOCÊS ESTÃO ENGANADOS, PORQUE NÃO CONHECEM AS ESCRITURAS NEM O PODER DE DEUS.

INVOCAÇÕES: Espírito de Cristo santificai-me. Coração de Cristo vivificai-me. Corpo de Cristo salvai-me. Sangue de Cristo inebriai-me. Água do lado de Cristo lavai-me. Paixão de Cristo confortai-me. Ó bom Jesus ouvi-me. Nas VOSSAS chagas, escondei-me. Não permitais que me separe de vós. Do inimigo maligno defendei-me. Na hora da minha morte, chamai-me.  E mandai-me, ir para vós, Para que vos louve com vossos Santos. Por todos os séculos dos séculos. Amem.

Hoje é quarta-feira, 03 de junho de 2015

Tema do Dia

 Jesus respondeu aos saduceus e nós: «Vocês estão enganados, porque não conhecem as Escrituras nem o poder de Deus.

Ó Deus, que este sacramento da caridade nos inflame em vosso amor, e sempre voltado para o vosso Filho, aprendamos a reconhecê-lo em cada irmão. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amem!

IX SEMANA   DO TEMPO COMUM
(vermelho – S. Carlos Lwanga e Comps. Mts, ofício da memória)

Primeira Leitura:
Leio cuidadosamente a Palavra de Deus indicada pela Igreja,
que me ajudará a viver como verdadeiro cristão.
Leitura do Livro de Tobias – Naqueles dias: 1 Muito entristecido com tudo isso, soluçando e chorando, comecei a rezar: 2 «Senhor, tu és justo, e tuas obras todas são justas. Tu ages com misericórdia e fidelidade. Tu és o juiz do mundo. 3 Agora, Senhor, lembra-te de mim e olha para mim. Não me castigues pelos pecados e erros, meus e de meus antepassados, 4 que cometemos em tua presença, desobedecendo aos teus mandamentos. Tu nos entregaste ao saque, ao exílio e à morte, transformando-nos em piada, comentário e desprezo de todas as nações, por onde nos espalhaste. 5 Sim, todas as tuas sentenças são justas, quando me tratas segundo as minhas faltas, porque não cumprimos teus mandamentos, nem procedemos lealmente em tua presença. 6 Agora, faze de mim o que desejares. Manda que me tirem a vida, e eu desaparecerei da face da terra, e em terra me transformarei. Sim, é melhor morrer do que viver, pois sofro ultrajes que não mereço, e a tristeza me invade. Manda, Senhor, que eu seja liberto dessa prova. Deixa-me partir para a morada eterna, e não afastes o teu rosto de mim, Senhor. “Sim, é melhor morrer do que viver agüentando esta prova e ouvindo tantos ultrajes». 7 Nesse mesmo dia, Sara, filha de Ragüel, que morava na Média, em Ecbátana, também teve que suportar os insultos de uma empregada do seu pai. 8 Sara tinha-se casado com sete homens, porém, Asmodeu, o pior dos demônios, tinha matado cada um deles, antes que tivessem relações conjugais com ela. A empregada lhe dizia: «É você mesma que mata seus maridos. Já se casou com sete homens, e nenhum deles consumou o casamento! 9 Você quer castigar a nós pela morte de seus maridos? Pois vá com eles, e que nunca você tenha filho ou filha». 10 Então Sara, abatida, começou a chorar e subiu ao quarto do seu pai, pensando em se enforcar. Depois, refletiu melhor e pensou: «Ainda vão jogar isso na cara de meu pai. Vão dizer que sua única e querida filha se enforcou de tanta infelicidade! Desse jeito, eu causaria tanta dor ao meu velho pai, que ele morreria. “Em vez de me enforcar, é melhor pedir que o Senhor me tire a vida, e eu nunca mais terei de ouvir esses insultos». 11 Nesse momento, ela estendeu os braços para a janela, e suplicou: «Bendito sejas tu, Deus misericordioso! Bendito seja o teu Nome eternamente, e que tuas obras te bendigam para sempre. 16 No mesmo instante, o Deus da glória escutou a oração dos dois, 17 e mandou Rafael para curá-los: – Palavra do Senhor. Graças a Deus.
Tobias 3, 1 – 11. 16 – 17a

Meu encontro com Deus
Minha expressão de louvor e gratidão ao Pai pelo dia de hoje.
Salmo Responsorial: 24(25), 2 – 4a. 4b – 5ab. 6 – 7bc. 8 – 9 (R. 1b)
REFRÃO: A vós, Senhor, eu elevo a minha alma

1. Senhor meu Deus em vós confio: que eu não seja envergonhado nem triunfem sobre mim os inimigos! Não se envergonha quem em vós põe a esperança, mas sim, quem nega por um nada a sua fé. Mostrai-me, ó Senhor, vossos caminhos. -R.

2. Fazei-me conhecer a vossa estrada! Vossa verdade me oriente e me conduza, porque sois o Deus da minha salvação. -R.

3. Recordai, Senhor meu Deus, vossa ternura e a vossa compaixão que são eternas! De mim lembrai-vos, porque sois misericórdia e sois bondade sem limites, ó Senhor! -R.

4. O Senhor é piedade e retidão, e reconduz ao bom caminho os pecadores. Ele dirige os humildes na justiça, e aos pobres ele ensina o seu caminho. -R.

Penso na existência de Deus, um Deus de amor, sempre aqui, presente. Em profundo silêncio interior, coloco-me na presença de Deus e deixo-me ser conduzido neste momento diário de oração.

Hoje eu vou experimentar e viver a ciência em minha vida!

Ó Espírito Santo, concedei-me o dom da Ciência, para que conheça cada vez mais minha própria miséria e fraqueza, a beleza da virtude, o valor inestimável da alma e ver claramente a sua luz, que me indicará o caminho a seguir.

Pela verdadeira fé que nos foi revelada, tornamo-nos verdadeiramente livres e herdeiros da promessa; por isso, não há motivo para desunião entre nós.

O evangelho do Dia
Quero estar atento e ouvir o que Deus tem a dizer através do evangelho
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo São Marcos – Naquele tempo: 18 Os saduceus afirmam que não existe ressurreição. Alguns deles foram até Jesus, e lhe propuseram este caso: 19 «Mestre, Moisés escreveu para nós: ‘Se alguém morrer, e deixar a esposa sem filho, o irmão desse homem deve casar-se com a viúva, a fim de que possam ter filhos em nome do irmão que morreu’. 20 Ora, havia sete irmãos: o primeiro casou-se, e morreu sem ter filhos. 21 O segundo casou-se com a viúva, e morreu sem ter filhos. A mesma coisa aconteceu com o terceiro. 22 E nenhum dos sete teve filhos. Por último, morreu também a mulher. 23 Na ressurreição, quando eles ressuscitarem, de quem ela será? Todos os sete se casaram com ela!» 24 Jesus respondeu: «Vocês estão enganados, porque não conhecem as Escrituras nem o poder de Deus. 25 Com efeito, quando os mortos ressuscitarem, os homens e as mulheres não se casarão, pois serão como os anjos do céu. 26 E, quanto ao fato de que os mortos vão ressuscitar, vocês não leram, no livro de Moisés, a passagem da sarça ardente? Deus falou a Moisés: ‘Eu sou o Deus de Abraão, o Deus de Isaac e o Deus de Jacó’. 27 Ora, ele não é Deus de mortos, mas de vivos! “Vocês estão muito enganados.» – Palavra da salvação. Glória a Voz Senhor.
São Marcos, 12, 18 – 27

No silêncio do meu coração, o que Deus quer me dizer? Escuto, medito e permaneço inspirado (a) por sua mensagem ao longo deste dia

"Reflexão da Palavra"
 
Jesus respondeu aos saduceus e nós: «Vocês estão enganados, porque não conhecem as Escrituras nem o poder de Deus. Com efeito, quando os mortos ressuscitarem, os homens e as mulheres não se casarão, pois serão como os anjos do céu. Pense Nisso?
Continua a controvérsia entre Jesus e os que procuram desacreditá-lo para condená-lo. Agora a pergunta refere-se à ressurreição dos mortos. Quem pergunta são os aristocratas saduceus, que não creem na ressurreição. Com certeza, o objetivo é fazer Jesus cair na armadilha. Apresentam um exemplo da vida matrimonial, relacionado com a chamada “lei do levirato” (de “levar”: irmão do marido), levado ao ridículo. A resposta de Jesus é que a mulher do caso não pertence a ninguém. Porque na ressurreição dos mortos as condições da vida anterior mudam substancialmente. A ressurreição abre a porta para uma dimensão diferente da nossa. Pela ressurreição se passa a participar da vida de Deus em uma comunhão que supera toda relação humana. Jesus argumenta sobre a ressurreição apelando à identidade do próprio Deus: ele não é um deus morto ou de mortos, mas vivo e de vivos; é o Deus da vida. Quando pretendemos apelar as tradições religiosas e chegamos a ocultar o verdadeiro rosto de Deus, estamos desconhecendo sua própria identidade. Confessar o Deus vivo, Senhor da vida, é comprometer-se em cuidar e defender a vida em todas as suas formas como um dom seu. Ele é a origem e destino da vida. Nele a vida encontra sua mais plena realização.

Oração: Pai Santo queremos ser discípulos missionários, terra boa e dar frutos para o Teu Reino de Amor. Nós Te pedimos que o seu salário fosse aceito por todos nós a Palavra de Jesus; que nos ensines a cultivá-la com carinho e dedicação; e que nos ajudes na sua partilha com os irmãos. Pelo mesmo Jesus, Teu Filho e nosso Senhor na unidade do Espírito Santo. Amem.

Repouse ó Santo Espírito em minha alma,
e conduze-me com o fogo do vosso amor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário