quinta-feira, 4 de junho de 2015

HOJE É QUINTA-FEIRA, 04 DE JUNHO DE 2015: TEMA DO DIA IX SEMANA DO TEMPO COMUM: JESUS DISSE AOS SEUS DISCÍPULOS E A NÓS: TOMEM ISTO É O MEU CORPO. ISTO É O MEU SANGUE, O SANGUE DA ALIANÇA, QUE É DERRAMADO EM FAVOR DE MUITOS.

INVOCAÇÕES: Espírito de Cristo santificai-me. Coração de Cristo vivificai-me. Corpo de Cristo salvai-me. Sangue de Cristo inebriai-me. Água do lado de Cristo lavai-me. Paixão de Cristo confortai-me. Ó bom Jesus ouvi-me. Nas VOSSAS chagas, escondei-me. Não permitais que me separe de vós. Do inimigo maligno defendei-me. Na hora da minha morte, chamai-me.  E mandai-me, ir para vós, Para que vos louve com vossos Santos. Por todos os séculos dos séculos. Amem.

Hoje é quinta-feira, 04 de junho de 2015

Tema do Dia

Jesus disse aos seus discípulos e a nós: Tomem isto é o meu corpo. Isto é o meu sangue, o sangue da aliança, que é derramado em favor de muitos.

Ó Deus, que este sacramento da caridade nos inflame em vosso amor, e sempre voltado para o vosso Filho, aprendamos a reconhecê-lo em cada irmão. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amem!

IX SEMANA DO TEMPO COMUM
 (branco. Solenidade Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo – ofício do dia)

Primeira Leitura:
Leio cuidadosamente a Palavra de Deus indicada pela Igreja,
que me ajudará a viver como verdadeiro cristão.
Leitura do Livro do Êxodo – Naqueles dias: 3 Moisés desceu e contou ao povo tudo o que o Senhor lhe havia dito e todas as leis. O povo respondeu unânime: «Faremos tudo o que o Senhor disse». 4 Moisés colocou por escrito todas as palavras do Senhor. Depois levantou-se de manhã, construiu um altar ao pé da montanha e doze estelas para as doze tribos de Israel. 5 Em seguida, mandou alguns jovens de Israel oferecer holocaustos e imolar novilhos o Senhor como sacrifício de comunhão. 6 Moisés pegou a metade do sangue e colocou em bacias; a outra metade do sangue, ele a derramou sobre o altar. 7 Pegou o livro da aliança e o leu para o povo. Eles disseram: «Faremos tudo o que o Senhor mandou e obedeceremos». 8 Moisés pegou o sangue e o espalhou sobre o povo, dizendo: «Este é o sangue da aliança que o Senhor faz com vocês através de todas essas cláusulas». – Palavra do Senhor. Graças a Deus.
Êxodo 24, 3 – 8

Meu encontro com Deus
Minha expressão de louvor e gratidão ao Pai pelo dia de hoje.
 
Salmo Responsorial: 115(116), 12 – 13. 15 – 16bc. 17 – 18 (R. 13)
REFRÃO: Elevo o cálice da minha salvação, invocando o nome santo do Senhor.

1. Que poderei retribuir ao Senhor Deus por tudo aquilo que ele fez em meu favor? Elevo o cálice da minha salvação, invocando o nome santo do Senhor. -R.

2. É sentida por demais pelo Senhor a morte de seus santos, seus amigos. Eis que sou o vosso servo, ó Senhor, que nasceu de vossa serva; mas me quebrastes os grilhões da escravidão! -R.

3. Como Por isso oferto um sacrifício de louvor, invocando o nome santo do Senhor. Vou cumprir minhas promessas ao Senhor na presença de seu povo reunido. -R.

Penso na existência de Deus, um Deus de amor, sempre aqui, presente. Em profundo silêncio interior, coloco-me na presença de Deus e deixo-me ser conduzido neste momento diário de oração.

Hoje eu vou experimentar e viver a ciência em minha vida!

Ó Espírito Santo, concedei-me o dom da Ciência, para que conheça cada vez mais minha própria miséria e fraqueza, a beleza da virtude, o valor inestimável da alma e ver claramente a sua luz, que me indicará o caminho a seguir.

Segunda Leitura:
Leio cuidadosamente a Palavra de Deus indicada pela Igreja,
que me ajudará a viver como verdadeiro cristão.

Leitura da Carta aos Hebreus – Irmãos: 11 Cristo, porém, veio como sumo sacerdote dos bens futuros. Ele atravessou uma tenda muito maior e mais perfeita, não construída por mãos humanas, isto é, ele atravessou uma tenda que não pertence a esta criação. 12 Ele entrou uma vez por todas no santuário, e não com sangue de bodes e novilhos, mas com o seu próprio sangue, depois de conseguir para nós uma libertação definitiva. 13 Sangue de bodes e de touros e cinzas de novilha, espalhadas sobre pessoas impuras, as santificam, concedendo-lhes uma pureza externa. 14 Muito mais o sangue de Cristo que, com um Espírito eterno, se ofereceu a Deus como vítima sem mancha! Ele purificará das obras da morte a nossa consciência, para que possamos servir ao Deus vivo. 15 Desse modo, ele é o mediador de uma nova aliança. Morrendo, nos livrou das faltas cometidas durante a primeira aliança, para que os chamados recebam a herança definitiva que foi prometida. – Palavra do Senhor. Graças a Deus.
Hebreus 9, 11 – 15

Pela verdadeira fé que nos foi revelada, tornamo-nos verdadeiramente livres e herdeiros da promessa; por isso, não há motivo para desunião entre nós.

O evangelho do Dia
Quero estar atento e ouvir o que Deus tem a dizer através do evangelho
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo São Marcos – Naquele tempo: 12 No primeiro dia dos Ázimos, quando matavam os cordeiros para a Páscoa, os discípulos perguntaram a Jesus: «Onde queres que vamos preparar para que comas a Páscoa?» 13 Jesus mandou então dois de seus discípulos, dizendo: «Vão à cidade. Um homem carregando um jarro de água virá ao encontro de vocês. Sigam-no 14 e digam ao dono da casa onde ele entrar: ‘O Mestre manda dizer: Onde é a sala em que eu e os meus discípulos vamos comer a Páscoa?’ 15 Então ele mostrará para vocês, no andar de cima, uma sala grande, arrumada com almofadas. “Preparem aí tudo para nós.» 16 Os discípulos saíram e foram à cidade. Encontraram tudo como Jesus havia dito. E prepararam a Páscoa. 22 Enquanto comiam, Jesus tomou um pão e, tendo pronunciado a bênção, o partiu, distribuiu a eles, e disse: «Tomem, isto é o meu corpo.» 23 Em seguida, tomou um cálice, agradeceu e deu a eles. E todos eles beberam. 24 E Jesus lhes disse: «Isto é o meu sangue, o sangue da aliança, que é derramado em favor de muitos. “25 Eu garanto a vocês: nunca mais beberei do fruto da videira, até o dia em que beberei o vinho novo no Reino de Deus.» 26 Depois de terem cantado salmos, foram para o monte das Oliveiras. – Palavra da salvação. Glória a Voz Senhor.
São Marcos 14, 12 – 16. 22 - 26

No silêncio do meu coração, o que Deus quer me dizer? Escuto, medito e permaneço inspirado (a) por sua mensagem ao longo deste dia

"Reflexão da Palavra"
 
Jesus disse aos seus discípulos e a nós: Tomem, isto é o meu corpo. Isto é o meu sangue, o sangue da aliança, que é derramado em favor de muitos. Eu garanto a vocês: nunca mais beberei do fruto da videira, até o dia em que beberei o vinho novo no Reino de Deus. Pense Nisso?
Uma interpretação errônea das palavras de Jesus identificou o pão com seu corpo e o vinho com seu sangue, chegando-se a falar do milagre da “transubstanciação ou conversão do pão em corpo e do vinho no sangue de Cristo”. Os teólogos procuram explicar este mistério. Como se isto fosse o mais importante daquele rito inicial. O significado daquelas palavras é bem diferente: “Na ceia, Jesus oferece o pão (“tomai”) e explica que é seu corpo. Na cultura judaica “corpo” (em grego soma) significa a pessoa enquanto identidade, presença e atividade; em consequência, ao convidar a se alimentar do pão/corpo, Jesus convida a assimilar-se a ele, a aceitar sua pessoa e atividade histórica como norma de vida; ele mesmo dá a força para isso, ao se fazer pão/alimemnto. O efeito que o pão produz na vida humana é o que produz Jesus em seus discípulos. O evangelista não indica que os discípulos tenham comido o pão, pois ainda não estavam assimilados a Jesus, não haviam digerido sua forma de ser e de viver, tornando- a vida de suas vidas. Ao contrário do pão, Jesus se serve do cálice e diz explicitamente que “todos beberão dele”. Depois de ter dado de beber, Jesus diz que “este sangue é o sangue da aliança, derramado por todos”. O sangue derramado significa a morte violente ou a pessoa enquanto sofre tal gênero de morte. “Beber do cálice” significa, portanto, aceitar a morte de Jesus e comprometer-se, como ele, a não desistir da atividade salvadora (representada pelo pão) por termo nem sequer à morte. “Comer o pão” e “beber do cálice” são atos inseparáveis, isto é, que não se pode aceitar a vida de Jesus sem aceitar sua entrega até o fim e que o compromisso de quem segue a Jesus inclui uma entrega como a sua. Este é o verdadeiro significado da eucaristia. Talvez nós a tenhamos reduzido ao mistério, aliás bastante difícil de ser explicado e entendido, da conversão do pão e do vinho no Corpo e no Sangue de Cristo.

Oração: Pai Santo queremos ser discípulos missionários, terra boa e dar frutos para o Teu Reino de Amor. Nós Te pedimos que o seu salário fosse aceito por todos nós a Palavra de Jesus; que nos ensines a cultivá-la com carinho e dedicação; e que nos ajudes na sua partilha com os irmãos. Pelo mesmo Jesus, Teu Filho e nosso Irmão, na unidade do Espírito Santo. Amem.


Repouse ó Santo Espírito em minha alma,
e conduze-me com o fogo do vosso amor
!

Nenhum comentário:

Postar um comentário