quinta-feira, 25 de junho de 2015

HOJE É QUINTA-FEIRA, 25 DE JUNHO DE 2015: TEMA DO DIA XII SEMANA DO TEMPO COMUM: A CASA CONSTRUÍDA SOBRE A ROCHA E A CASA CONSTRUÍDA SOBRE A AREIA.

INVOCAÇÕES: Espírito de Cristo santificai-me. Coração de Cristo vivificai-me. Corpo de Cristo salvai-me. Sangue de Cristo inebriai-me. Água do lado de Cristo lavai-me. Paixão de Cristo confortai-me. Ó bom Jesus ouvi-me. Nas VOSSAS chagas, escondei-me. Não permitais que me separe de vós. Do inimigo maligno defendei-me. Na hora da minha morte, chamai-me.  E mandai-me, ir para vós, Para que vos louve com vossos Santos. Por todos os séculos dos séculos. Amem.

Hoje é quinta-feira, 25 de junho de 2015

Tema do Dia

 Jesus disse aos discípulos e a nós: A casa construída sobre a rocha e a casa construída sobre a areia.

Ó Deus, que este sacramento da caridade nos inflame em vosso amor, e sempre voltado para o vosso Filho, aprendamos a reconhecê-lo em cada irmão. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amem!

XII SEMANA DO TEMPO COMUM
(verde – oficio do dia)

Primeira Leitura:
Leio cuidadosamente a Palavra de Deus indicada pela Igreja,
que me ajudará a viver como verdadeiro cristão.
 
Leitura do Livro do Gênesis. 1 Sarai, mulher de Abrão, não lhe dava filhos; mas tinha uma escrava egípcia chamada Agar. 2 Então Sarai disse a Abrão: «O Senhor não me deixa ter filhos: una-se à minha escrava para ver se ela me dá filhos». Abrão aceitou a proposta de Sarai. 3 Dez anos depois que Abrão se estabeleceu na terra de Canaã, sua mulher Sarai tomou sua escrava, a egípcia Agar, e a entregou como mulher a seu marido Abrão. 4 Este se uniu a Agar, que ficou grávida. Vendo que estava grávida, Agar perdeu o respeito para com Sarai. 5 Então Sarai disse a Abrão: «Você é responsável por essa injustiça. Coloquei em seus braços minha escrava, e ela, vendo-se grávida, não me respeita mais. “Que o Senhor seja nosso Juiz». 6 Abrão disse a Sarai: «Muito bem. Sua escrava está em suas mãos. Trate-a como você achar melhor». Sarai maltratou de tal modo Agar, que ela fugiu de sua presença. 7 O anjo do Senhor encontrou Agar junto a uma fonte no deserto, a fonte que está no caminho de Sur. 8 E lhe disse: «Agar, escrava de Sarai, de onde você vem e para onde vai?» Agar respondeu: «Estou fugindo de minha patroa Sarai». 9 O anjo do Senhor lhe disse: «Volte para sua patroa e seja submissa a ela». 10 E o anjo do Senhor acrescentou: «Eu farei a descendência de você tão numerosa que ninguém poderá contar». 11 E o anjo do Senhor concluiu: «Você está grávida e vai dar à luz um filho e lhe dará o nome de Ismael, porque o Senhor ouviu sua aflição. 12 Ele será potro selvagem: estará contra todos, e todos estarão contra ele; e viverá separado de seus irmãos». 15 Agar deu à luz um filho para Abrão, e Abrão deu o nome de Ismael ao filho que Agar lhe dera. 16 Abrão tinha oitenta e seis anos quando Agar deu à luz Ismael. – Palavra do Senhor. Graças a Deus.
Gênesis 16, 1 – 12. 15 – 16

Meu encontro com Deus
Minha expressão de louvor e gratidão ao Pai pelo dia de hoje.
Salmo Responsorial: 105(106),  1 – 2. 3 – 4a. 4b – 5 (R. 1a)
REFRÃO: Dai graças ao Senhor, porque ele é bom.

1. Dai graças ao Senhor, porque ele é bom, porque eterna é a sua misericórdia! Quem contará os grandes feitos do Senhor? Quem cantará todo o louvor que ele merece? -R.

2. Felizes os que guardam seus preceitos e praticam a justiça em todo o tempo! Lembrai-vos, ó Senhor, de mim, lembrai-vos, pelo amor que demonstrais ao vosso povo! -R.

3. Visitai-me com a vossa salvação, para que eu veja o bem-estar do vosso povo, e exulte na alegria dos eleitos, e me glorie com os que são vossa herança. -R.

Penso na existência de Deus, um Deus de amor, sempre aqui, presente. Em profundo silêncio interior, coloco-me na presença de Deus e deixo-me ser conduzido neste momento diário de oração.

Hoje eu vou experimentar e viver a ciência em minha vida!

Ó Espírito Santo, concedei-me o dom da Ciência, para que conheça cada vez mais minha própria miséria e fraqueza, a beleza da virtude, o valor inestimável da alma e ver claramente a sua luz, que me indicará o caminho a seguir.

Pela verdadeira fé que nos foi revelada, tornamo-nos verdadeiramente livres e herdeiros da promessa; por isso, não há motivo para desunião entre nós.

O evangelho do Dia
Quero estar atento e ouvir o que Deus tem a dizer através do evangelho
 
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo São Mateus – Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 21 «Nem todo aquele que me diz ‘Senhor, Senhor’, entrará no Reino do Céu. Só entrará aquele que põe em prática a vontade do meu Pai, que está no céu. 22 Naquele dia muitos me dirão: ‘Senhor, Senhor, não foi em teu nome que profetizamos? Não foi em teu nome que expulsamos demônios? E não foi em teu nome que fizemos tantos milagres?’ 23 Então, eu vou declarar a eles: Jamais conheci vocês. Afastem-se de mim, malfeitores!» 24 «Portanto, quem ouve essas minhas palavras e as põe em prática, é como o homem prudente que construiu sua casa sobre a rocha. 25 Caiu a chuva, vieram as enxurradas, os ventos sopraram com força contra a casa, mas a casa não caiu, porque fora construída sobre a rocha. 26 Por outro lado, quem ouve essas minhas palavras e não as põe em prática, é como o homem sem juízo, que construiu sua casa sobre a areia. 27 Caiu a chuva, vieram as enxurradas, os ventos sopraram com força contra a casa, e a casa caiu, e a sua ruína foi completa!» 28 Quando Jesus acabou de dizer essas palavras, as multidões ficaram admiradas com o seu ensinamento, 29 porque Jesus ensinava como alguém que tem autoridade, e não como os doutores da Lei. – Palavra da salvação. Glória a Voz Senhor.
São Mateus 7, 21 – 29

No silêncio do meu coração, o que Deus quer me dizer? Escuto, medito e permaneço inspirado (a) por sua mensagem ao longo deste dia

"Reflexão da Palavra"
 
Jesus disse aos discípulos e a nós: «Nem todo aquele que me diz ‘Senhor, Senhor’, entrará no Reino do Céu. Só entrará aquele que põe em prática a vontade do meu Pai, que está no céu. Pense Nisso?
A autêntica religiosidade não é coisa de se ficar gritando todos os dias: “Senhor, Senhor!”, nem de andar buscando milagres, curas e exorcismos. A maior parte das vezes estas expressões se reduzem à pura manifestação da emotividade, porém não comprometem o cristão com os valores autênticos do Evangelho. Todas as exteriorizações religiosas cristãs são sadias na medida em que concorrem para a realização do grande ideal de Jesus de Nazaré: o reino. A comunidade crista é convidada a construir sua casa sobre a rocha, ou seja, sobre a prática de Jesus. As múltiplas manifestações piedosas, devocionais e emotivas podem ser uma ajuda ao cristão na sua identificação com a proposta de Jesus e uma motivação ao seguimento. Porém, o seguimento é o mais essencial e importante. A comunidade cristã deixou no Sermão da Montanha um ensinamento perene que culmina com a comparação entre as duas casas. Os cristãos de cada época histórica têm a obrigação de cimentar suas opções no amor fraterno, na solidariedade e no perdão. A multidão que segue Jesus reconhece nele a insólita capacidade de conectar o rigor das exigências éticas do Reino com as urgências cotidianas, e a profundidade da mensagem com a simplicidade da exposição.

Oração: Pai Santo queremos ser discípulos missionários, terra boa e dar frutos para o Teu Reino de Amor. Nós Te pedimos que o seu salário fosse aceito por todos nós a Palavra de Jesus; que nos ensines a cultivá-la com carinho e dedicação; e que nos ajudes na sua partilha com os irmãos. Pelo mesmo Jesus, Teu Filho e nosso Senhor, na unidade do Espírito Santo. Amem.


Repouse ó Santo Espírito em minha alma,
e conduze-me com o fogo do vosso amor
!

Nenhum comentário:

Postar um comentário